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© Depositphotos.com / Wavebreakmedia Para não machucar seus colaboradores e evitar conflitos desnecessários, é preciso manter o autocontrole, ter flexibilidade e prestar atenção na maneira como se comunica.

O mercado de trabalho já percebeu que é fundamental investir em liderança para garantir a competitividade e o sucesso nos negócios. Nesse sentido, é essencial que as empresas mantenham gestores que possuam uma Inteligência Emocional elevada para que, assim, possam compreender melhor suas próprias emoções e estabelecer relações saudáveis e produtivas como os membros da sua equipe. Afinal, é papel de todo líder demostrar uma atitude positiva e motivadora para evitar conflitos desnecessários.

Um bom gestor precisa, além de conhecimentos técnicos e experiência para exercer sua função, desenvolver as habilidades comportamentais necessárias para lidar com os aspectos emocionais dos seus colaboradores. Desenvolver uma comunicação assertiva e livre de ruídos é fundamental neste processo.

Chefes inflexíveis, autoritários, que alteram o tom de voz e têm reações explosivas criam um ambiente de trabalho negativo, intimidando seus funcionários e fazendo com que eles percam a motivação e a produtividade. É importante ressaltar que o local de trabalho é composto por pessoas e, portanto, por emoções. Por esse motivo, é papel dos gestores manter o autocontrole emocional para lidar com seus funcionários de maneira respeitosa.

Dicas para evitar conflitos desnecessários e reduzir atritos

Desenvolva o autoconhecimento

O autoconhecimento é fundamental para liderar pessoas, e seu desenvolvimento é essencial para realizar uma boa gestão. Ao ser capaz de reconhecer as próprias reações emocionais — bem como seus comportamentos, atitudes, potenciais e limitações —, é possível estabelecer relações interpessoais mais saudáveis e conquistar a confiança dos funcionários, evitando reações intempestivas e muito rígidas.

Mantenha o autocontrole

Manter o autocontrole proporciona uma boa estrutura emocional para lidar com possíveis crises e situações de conflito. Permanecer sereno para buscar as melhores alternativas e direcionar a equipe é fundamental.

Desenvolva sua capacidade de empatia

Saber se colocar no lugar do outro, entender que talvez seu funcionário esteja passando por um dia difícil e saber compreender os comportamentos das pessoas com quem você convive é essencial quando se exerce um papel de liderança. Tenha o cuidado de escutar com atenção o que seu funcionário tem para lhe dizer e, quando algo sair do eixo, procure se colocar no lugar dele e entender seus motivos.

Tenha flexibilidade

Ser flexível não significa fazer vista grossa para os deslizes: o líder flexível é aquele que sabe se adaptar e ser maleável com as ideias e opiniões dos seus funcionários. Aceitar e lidar bem com as diferenças é uma atitude que fomenta a criatividade entre a equipe, além de criar um ambiente saudável para que todos possam exercer suas funções da melhor maneira.

Preste atenção à maneira como você se comunica

Faz parte das atribuições de um gestor cobrar resultados. Porém, isso pode ser feito de uma maneira respeitosa: tome cuidado com o tom de voz, evite criticar um colaborador na frente dos colegas e tome cuidado com a forma como você se coloca diante das situações de conflito.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Aprender a entender e lidar com as próprias emoções proporciona a criação de relações mais saudáveis e construtivas com seus colaboradores, além de aumentar consideravelmente a produtividade e o nível de satisfação da equipe. Com o Método LOTUS, é possível desenvolver suas habilidades comportamentais e passar a se expressar de maneira mais assertiva e harmoniosa com seus liderados.

 

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