Geralmente visto como um grande vilão da produtividade, o ócio criativo pode representar um momento de inspiração e inovação para a empresa. Domenico de Masi, renomado sociólogo italiano e autor do best-seller “O Ócio Criativo”, faz duras críticas às empresas que ainda se baseiam apenas nos resultados em relação às horas trabalhadas.
Para o especialista, é preciso que as organizações tenham em mente que a maioria das tarefas realizadas no ambiente de trabalho há algumas décadas consistia em atividades físicas e repetitivas. Portanto, a produtividade realmente era proporcional à quantidade de horas dedicadas à atividade e o ócio era prejudicial. Hoje em dia, porém, grande parte das atividades realizadas dentro das empresas é de origem intelectual e, para realiza-las, é importante que o colaborador desenvolva suas ideias com tempo para estudo e reflexão.
Dicas para desenvolver o ócio criativo
Faça o que ama
Trabalhar com aquilo que você gosta é o melhor caminho para ter mais produtividade e elevar a qualidade da função desempenhada dentro da empresa. Pessoas que trabalham com o que amam, que encontraram seus objetivos profissionais e que possuem uma missão tendem a se sentir mais realizadas e motivadas profissionalmente. Afinal, permanecer em um emprego apenas pelo salário e esperar para ser feliz nos momentos de folga pode ser muito frustrante e prejudicial para a saúde emocional.
Tenha um hobby
Ter um hobby é fundamental para dar um tempo de descanso ao cérebro e relaxar a mente para não sofrer com o estresse. Se dedicar a outras atividades que não estão relacionadas ao emprego proporciona satisfação pessoal, além da oportunidade de desenvolver novas habilidades.
Divida seu tempo
Uma pesquisa realizada pela psicóloga Mary Helen Immordino-Yang, da Universidade do Sul da Califórnia, apontou que a realização de pausas para ter momentos descompromissados é uma excelente maneira de alcançar maior criatividade e capacidade de inovação. Isso porque receber estímulos intelectuais e informações variadas o tempo todo pode atrapalhar o funcionamento natural do cérebro, afetando sua capacidade de organizar informações e causando uma sobrecarga que pode gerar uma série de distúrbios psicológicos.
Faça algumas pausas durante o horário de trabalho: escute música, leia uma notícia, levante para tomar um café e converse alguns instantes com um colega.