Todos os indivíduos estão sujeitos a cair nas armadilhas do ego em algum período da vida. Esta é uma situação que acomete especialmente quem foi muito cercado de mimos e cuidados durante a infância, uma situação que leva algumas pessoas a interpretarem que são o centro do mundo. Quando este padrão de pensamento é carregado para a vida adulta, o indivíduo acaba desenvolvendo uma personalidade narcisista.
O transtorno de personalidade narcisista é caracterizado por uma grande necessidade de admiração, além do sentimento de superioridade em relação aos outros. Em geral, pessoas que desenvolvem este transtorno possuem padrões invasivos nos relacionamentos e precisam de aprovação constante.
Como o transtorno de personalidade narcisista se desenvolve?
Quem sofre com este problema tende a apresentar uma grande dificuldade de adaptação tanto nas relações pessoais como nas profissionais, pois possuem arrogância e vaidade desmedidas. Na realidade, porém, esses indivíduos são extremamente sensíveis às críticas e têm muito medo da rejeição.
A supervalorização dos pais durante a primeira infância faz a criança acreditar que é superior aos demais, o que interfere diretamente na sua capacidade de interpretação: a pessoa começa a acreditar que é melhor que os outros, um pensamento que influencia todos os seus padrões de comportamento ao longo da vida. Quando isso ocorre, a tendência é que o indivíduo se torne alguém que não tem empatia com os sentimentos alheios, desenvolvendo uma personalidade egoísta e que olha apenas para seus próprios interesses.
Como lidar com uma pessoa narcisista?
Não existe tratamento farmacológico para este tipo de problema, e os profissionais da área de saúde geralmente indicam a psicoterapia para quem apresenta transtorno de personalidade narcisista. A Inteligência Emocional, por sua vez, entende que é fundamental o indivíduo entrar em contato com as próprias emoções e entender os gatilhos que geram esse tipo de comportamento.
Conhecer a sua história de vida e a história de vida dos seus pais é fundamental para entender a própria personalidade e ter uma visão clara do problema. Quem sofre com a personalidade narcisista na verdade é uma pessoa insegura e que duvida de suas próprias habilidades e capacidades. Agir como um ser superior geralmente é resultado de um mecanismo para camuflar inseguranças e sentimento de inferioridade.
A importância da Inteligência emocional
Desenvolver a Inteligência Emocional é fundamental para criar consciência sobre como cada sentimento e comportamento interfere nas relações e no cotidiano. O primeiro passo é desenvolver o autoconhecimento, identificar os padrões de comportamento e os próprios mecanismos de proteção.
Ao compreender o próprio funcionamento, automaticamente é possível acessar os gatilhos que barram a capacidade de demostrar empatia pelas outras pessoas. A capacidade de desenvolver as próprias habilidades emocionais está em todas as pessoas, e a Inteligência Emocional pode ser desenvolvida, treinada e aprimorada com novos hábitos, formas de pensar e de se comportar.
Caso você sofra com esse problema, conheça o Método LOTUS — um treinamento de imersão que proporciona um mergulho profundo nas emoções e é capaz de mudar completamente a maneira como você se relaciona com você e com os outros.