Trabalhar sob pressão é uma das habilidades psicológicas mais importantes e valorizadas nos dias atuais, segundo o Fórum Econômico Mundial. E um aspecto particularmente desafiador de trabalhar sob pressão é o controle emocional. O controle emocional envolve a implementação de estratégias para manter, modificar ou demonstrar emoções a fim de atingir seus objetivos e do seu time.
O autodomínio emocional é frequentemente considerado um elemento significativo do sucesso e do bem-estar psicológico em muitos domínios. Mas como podemos alcançar o controle emocional se somos incapazes até mesmo de reconhecer as nossas emoções?
É aqui que a Inteligência Emocional entra em cena.
A Inteligência Emocional tem como objetivo desenvolver em uma pessoa a consciência sobre suas próprias emoções, e também sobre as emoções das outras pessoas. Ao falarmos sobre o trabalho sob pressão, em primeiro lugar, você precisa reconhecer a pressão, ao invés de ignorá-la. Esse é o erro que muitas pessoas cometem. Daí a importância e o valor em tornar-se consciente e reconhecer suas emoções para lidar eficazmente sob pressão.
Outra coisa que deve ser levada em consideração é que um trabalho de alta intensidade emocional pode ameaçar o bem-estar dos indivíduos, reduzindo sua satisfação no trabalho e, como resultado, sua eficácia e seu desempenho. No entanto, ao adotar estratégias de Inteligência Emocional e tornar-se mais consciente das próprias emoções, os profissionais podem aumentar o seu prazer no seu trabalho, sua motivação e o seu bem-estar e, consequentemente, o seu desempenho é melhorado.
Além disso, quando você estiver pensando em melhorar o desempenho da sua equipe usando quaisquer técnicas de Inteligência Emocional, garantir o bem-estar de seus colaboradores deve ser considerado a prioridade número 1!
E, em troca, o seu time colherá os benefícios de um estado emocional bem desenvolvido e trabalhar sob pressão jamais será um problema.