Independentemente do papel, função ou cargo que você ocupa na empresa, sempre será necessário fazer escolhas: a vida profissional é cercada de infinitas possibilidades — desde o caminho que você escolhe para chegar ao trabalho, até a roupa que você veste e a forma que fala com seu chefe.
Nos momentos de pressão, fica mais difícil tomar decisões assertivas, pois estamos mais focados em avaliar a situação. Nesses momentos é preciso respirar fundo, se organizar e se reequilibrar antes de tomar qualquer decisão. Espere as emoções se acalmarem para não fazer nenhuma escolha que não seja racional, baseando-se apenas em suas emoções.
Veja algumas atitudes importantes que poderão te ajudar a manter a calma em momentos de pressão e, assim, tomar as decisões certas no trabalho:
Dicas para lidar com a pressão no trabalho
Alinhe as expectativas
Alinhe suas metas e atividades com seu chefe, evitando que a falta de planejamento e o excesso de expectativas acabem sobrecarregando seu trabalho. Mantenha conversas frequentes com os líderes, ajustando as metas pouco a pouco e respeitando o contexto e a realidade de cada momento.
Defina prioridades
Defina as prioridades e negocie prazos, evitando que as atividades se acumulem e causem ainda mais pressão. Alinhe, junto com seu chefe, o que é prioritário e quais prazos podem ser estendidos. Muitas vezes, por medo, você acaba aceitando qualquer prazo e se sobrecarrega.
Organize as atividades e faça um cronograma
Com as metas e prazos bem definidos, monte um cronograma. O planejamento te torna uma pessoa mais focada e produtiva, além de trazer organização para conseguir cumprir prazos e bater metas.
Automotivação
Algumas pessoas são motivadas pelo reconhecimento, enquanto outras encontram motivação nos desafios ou bonificações. Identificar o que mais motiva seu trabalho é fundamental para suprir essas necessidades. Quando você está motivado, automaticamente sofre menos com o impacto da pressão.
Saiba lidar com as emoções
As pessoas podem apresentar diferentes reações nos momentos de pressão, tais como crises nervosas, estresse, paralisia ou atitudes explosivas. Tenha o hábito de respirar fundo e contar até dez em momentos difíceis e de desequilíbrio, e incentive seu chefe e seus colegas de trabalho a fazerem o mesmo.
Esteja ao lado do seu chefe
Da mesma forma que você está sofrendo pressão, seu chefe também está sendo pressionado por alguém. Por isso, mostre engajamento e dedicação em fazer o melhor para atingir os resultados dentro do prazo e apoie-o sempre que possível.
Relaxe
Faça atividades para extravasar o estresse e a pressão do trabalho. Viva momentos prazerosos fora da empresa, e não pense no trabalho enquanto isso. Esvazie a cabeça.