O autoconhecimento é um dos grandes diferenciais das pessoas que alcançam o sucesso e a felicidade. Isso porque pessoas que se conhecem sabem explorar suas qualidades, lidar com suas limitações, fazer escolhas assertivas e reconhecer seus próprios padrões de comportamento – tudo isso sem ser um refém das emoções.
As pessoas lhe enxergam da mesma forma que você olha para si mesmo. Isso significa que, quanto mais consciência você tem do seu potencial, mais as pessoas enxergam isso. Quanto mais você sabe aceita e aprende a lidar com as suas limitações, mais as pessoas aceitam você como é.
Autoconhecimento é reflexo de como as pessoas lhe veem
Todo ser humano possui características psicológicas que formam sua personalidade e determinam sua forma de pensar, sentir e se comportar. Essas características são desenvolvidas a partir das experiências vivenciadas da gestação até os sete anos de idade —justamente o período no qual ocorre a formação da personalidade.
Alguns traços do perfil psicológico são perceptíveis e fáceis de serem notados, tanto por você quanto pelos outros, mas a maioria dos traços psicológicos é inconsciente. Isso acontece porque muitos padrões psicológicos foram criados por nós mesmos, a partir das interpretações que demos às experiências vividas durante a infância.
Com o objetivo de identificar as características psicológicas e entender o padrão de comportamento do indivíduo, foram criados diversos testes de perfil psicológico, que são ferramentas que ajudam a expandir o autoconhecimento e a consciência.
Teste de perfil psicológico: o que é e como funciona?
Os testes de perfil psicológico geralmente são compostos por uma série de questões ou gráficos que revelam as características mais marcantes da personalidade de uma pessoa, indicando seu temperamento e padrões de comportamento.
Na psicologia, este tipo de ferramenta é amplamente utilizado para promover autoconhecimento ou diagnosticar algum transtorno. Os testes de perfil psicológico também costumam ser aplicados em processos de seleção, como forma de revelar traços da personalidade que não são relatados em uma entrevista de emprego.
Exemplos de testes de perfil psicológico
– Teste DISC: um dos mais aplicados no mundo corporativo, o teste DISC avalia o comportamento das pessoas no ambiente em que estão inseridas e os motivos que as levam a apresentar determinadas ações e reações. Tem como objetivo a identificação do perfil profissional e detecção dos pontos fortes e fracos de cada um. Trata-se de um questionário rápido e que deve ser respondido intuitivamente, permitindo a identificação do perfil predominante do avaliado;
– Teste das cores: com base nas preferências e rejeições a diferentes cores e combinações, este teste consegue extrair informações sobre a personalidade de um indivíduo. A percepção individual sobre as cores pode revelar muito sobre a personalidade de uma pessoa, sendo que a preferência por uma cor pode mudar de acordo com o momento emocional do indivíduo;
– MBTI: o teste de personalidade MBTI foi desenvolvido durante a Segunda Guerra Mundial, com base no livro “Tipos psicológicos”, de Carl Jung. A metodologia do teste consiste em avaliar preferências individuais em quatro dimensões dicotômicas: sensação, intuição, sentimento e pensamento;
– Eneagrama: criado há mais de cinco mil anos, este teste permite o mapeamento dos tipos psicológicos básicos do ser humano. O eneagrama enumera nove tipos de personalidade e possibilita a identificação das características mais marcantes de cada um. A técnica é capaz de reconhecer e fortalecer os aspectos positivos do comportamento de um indivíduo, orientando a pessoa em direção à eliminação de um comportamento considerado inadequado.
Imagem: © Depositphotos.com / graphicsdunia4u