A intimidade é fundamental para alcançar a maturidade emocional no relacionamento. É a partir dela que nasce a confiança, a cumplicidade e o amor incondicional. Conhecer, compreender e aceitar o outro só é possível quando há intimidade. Por outro lado, quanto maior a intimidade e a convivência, a tendência é que o casal se torne cada vez menos tolerante e mais exigente um com o outro.
O desgaste é um processo natural na vida de qualquer casal, e pode ser desencadeado pelo nascimento dos filhos, pela mesmice da rotina, pela falta de comunicação e até por conta de uma mudança nos interesses do casal. É nesse momento que começam a surgir as discussões, divergências, o distanciamento sexual e a falta de interesse pelo outro.
Administrar as emoções e compreender o aspecto emocional do outro é fundamental para superar esse momento difícil do relacionamento. Quando o aspecto emocional está equilibrado e alinhado, o casal dificilmente é afetado por problemas rotineiros.
Como a terapia para casais pode ajudar
A terapia para casais é uma oportunidade de dedicar um tempo ao relacionamento. Trata-se de um momento para identificar em que aspectos a relação está desgastada, qual a responsabilidade de cada um, quais atitudes podem ser modificadas e como melhorar o aspecto emocional do relacionamento. Além disso, há o desafio de fazer tudo isso em meio a tantas obrigações do cotidiano.
Durante a terapia, cada uma das partes terá a oportunidade de enxergar as necessidades do outro de uma forma mais madura. Algumas situações individuais podem surgir e ser trabalhadas à parte — como traumas, sentimentos e emoções que podem interferir de forma negativa na relação.
O terapeuta do casal atua como um facilitador da comunicação: sem dar conselhos ou palpites, ele apenas incentiva o diálogo e ajuda a identificar os problemas que estão acabando com a relação. Além disso, o terapeuta ajuda o casal a descobrir novas possibilidades para resolver os conflitos.
Muitas pessoas acham que o objetivo da terapia para casais é salvar o casamento ou encorajar o divórcio. Na verdade, o grande objetivo dessa metodologia é fazer com que cada um olhe com consciência para si e para o outro, percebendo o papel de cada um e o que pode ser melhorado na relação.
A terapia só traz resultados se os dois lados envolvidos estiverem realmente dispostos a rever suas dificuldades e problemas. Tudo é levado em conta durante a terapia: os problemas que o casal enfrenta, a intensidade da mágoa, a bagagem emocional, o aspecto emocional da relação, os comportamentos individuais e a história de vida de cada um. É importante que o casal esteja aberto para trabalhar o individual, pois nenhuma relação existe sem individualidade.
Método LOTUS
Se você está enfrentando problemas na sua relação, o primeiro passo respirar e olhar o problema de fora, reconhecendo seu papel e sua responsabilidade nesse contexto. No Método LOTUS você viverá um final de semana que mostrará as respostas para resolver seus conflitos e, consequentemente, os problemas da sua relação. Não deixe para depois algo que é tão importante na sua vida!
Imagem: iStock.com / photographee.eu