Quando falamos em solidão, é comum associarmos a pessoas que estão solteiras. Porém, pessoas que são casadas também podem se sentir solitárias e isso é muito mais comum do que se imagina. Isso ocorre por conta de um série de fatores e um dos mais comuns é que o casal entra em uma zona de conforto e acaba se distanciando um do outro.
Quando o casal entra em uma rotina, onde sempre fazem as mesmas coisas e nunca mudam a dinâmica do relacionamento, correm o risco de esfriar o convívio e acabam se sentindo sozinhos, mesmo permanecendo juntos. O problema pode afetar casais que não investem no aprendizado, na troca e no desenvolvimento da relação conjugal.
Mas, o que será que anda motivando a solidão?
Vazio emocional
A solidão não precisa estar relacionada diretamente com o estado civil. Trata-se de um sentimento muito comum que pode estar relacionado à projeções ou vazios emocionais internos. É preciso investir em autoconhecimento e procurar os gatilhos que geram a solidão.
Problemas na relação
Alguns obstáculos na relação podem desencadear o sentimento de solidão e os principais são:
- Dificuldade de diálogo entre o casal
- Problemas financeiros
- Ciúmes
- Insegurança
- Dependência Emocional
- Rotina
- Falta de atenção e cuidado
Caso você se identifique com algumas dessas situações, invista em uma conversa franca e esteja disposto a enfrentar o problema. Nestes casos, uma terapia de casal pode ser uma boa ideia.
Desenvolva seu amor próprio
É preciso ter cuidado para que a sensação de estar sozinho, mesmo estando dentro de uma relação, não evolua para um problema mais sério – como um quadro depressivo, por exemplo.
Procure não prolongar ou empurrar o problema com a barriga. Enfrentar e tomar as medidas necessárias é fundamental para não agravar o problema. Se você quer melhorar seu relacionamento, conheça o Método LOTUS, um treinamento que já transformou milhares de vidas.