Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

Respeito, diálogo e limite são peças fundamentais para construir relações duradouras e harmoniosas. Cada pessoa tem um papel importante em suas relações e, quando uma das partes não tem consciência disso, pode ser criada uma rivalidade na relação, fazendo com que ela se torne um jogo de poder.

Culturalmente, o relacionamento entre sogra e nora é marcado por uma disputa pelo amor do filho/homem. Desde que o filho nasce, a mãe faz o papel de mulher na vida dele, se sentindo ameaçada quando surge uma namorada. Por sua vez, a namorada/esposa sente que precisa lutar para conquistar o seu lugar – e é justamente aí que começa a rivalidade.

Quando a relação entre sogra e nora é problemática, muitos sentimentos surgem dos dois lados. Veja abaixo como funciona o inconsciente desta relação disfuncional.

Relacionamento sogra x nora: relações inconscientes

O inconsciente da sogra

Desde a gestação, mãe e filho criam uma forte relação de dependência, uma vez que a criança depende da mãe para sobreviver e suprir as necessidades básicas dos seus primeiros anos de vida. A mãe se sente responsável pela existência do filho, e o filho depende da mãe para se manter vivo.

Com o casamento ou namoro, a mãe tem a sensação de que a nora está tirando o filho dela e de que ela terá que dividir o amor e a atenção do filho. Na medida em que sente que está perdendo o amor do filho, a mãe passa a acreditar que não é mais importante para a vida dele e que a nora assumirá seu lugar. Neste contexto, ela passa a enxergar a nora como uma ameaça.

O inconsciente da nora

A nora sabe que sua sogra deu a vida pelo filho, que ensinou tudo o que ele sabe e foi responsável por sua formação. Ao iniciar o namoro, ela sente que precisa provar que sua maneira de fazer as coisas também é boa para seu marido, por mais que sejam diferentes do que ele aprendeu com a mãe. Ela também precisa mostrar para a sogra que aquilo que ela tem a oferecer é realmente bom para ele.

Neste contexto, a tendência é que uma passe a criticar todas as atitudes e posições da outra, criando uma disputa de poder no qual as duas tentam colocar o homem sob sua influência e mostrar quem é melhor.

Como resolver problemas no relacionamento entre sogra e nora

O amadurecimento emocional de pelo menos uma das partes é fundamental para administrar essa relação de forma saudável, criando uma convivência baseada em compreensão e livre de competição. É fundamental que as duas entendam que cada uma tem um papel diferente na vida do homem.

Confira a seguir algumas dicas para melhorar a convivência e a relação entre sogra e nora:

Cuidado com a intimidade

Se você não quer que sua sogra entre na sua vida, não fale sobre a intimidade de vocês e nem sobre os problemas e brigas com a sogra. Desse modo, você evita dar abertura para que ela opine. O homem também não deve se abrir com a mãe para criticar a mulher e, quando precisar desabafar, o ideal é que procure um amigo ou irmão.

Atenção e gratidão

Dê atenção à sua sogra. Receba-a da melhor forma possível, com respeito, educação e afeto, mostrando que sente grata por tudo o que ela ensinou ao homem da sua vida – ainda que você não concorde com algumas coisas, você deve saber respeitar.

Não compita

Não coloque o homem em situações em que ele precisa escolher entre mãe ou mulher. Tenha em mente que esses são relacionamentos totalmente distintos, e que ele não precisa se afastar de nenhuma das duas. Tome cuidado com as pequenas opiniões que podem influenciar inconscientemente na postura do homem.

Agrade

Com o casamento, você e sua sogra passam a fazer parte da mesma família. Por isso, trate-a com carinho, faça um agrado, compre flores e leve-a para passear. Viva momentos entre família e se aproxime.  

Esteja presente

Visite sua sogra, seja para almoçar, seja simplesmente para fazer companhia a ela. Convide-a para visitar sua casa, de modo a fazer com que ela se sinta incluída na nova vida do filho.

Vale lembrar, por fim, que a postura do homem na relação entre sogra e nora também é muito importante: o filho precisa saber claramente qual o papel de cada uma em sua vida, transmitindo segurança para ambas e estabelecendo limites.

Imagem: © Depositphotos.com / Jim_Filim

Posts Relacionados

Em um mundo repleto de prazos apertados, demandas pessoais e

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Formulário captação

Preencha os campos abaixo pra continuar