Se você vai dormir já sofrendo por saber que terá que trabalhar no dia seguinte e acorda desanimado para realizar suas atividades, é hora de fazer uma revisão na sua carreira, em suas escolhas e na sua vida como um todo. Identificar o que está causando esta desmotivação é o primeiro passo para sair desse sofrimento.
Principais desmotivadores
Insatisfação salarial
Você sente que não é reconhecido financeiramente, que deveria ganhar mais pelas atividades que executa e por todo seu empenho, e essa falta de reconhecimento traz um sentimento de desvalorização.
Como se motivar: faça um planejamento e converse com seu chefe sobre suas pretensões salariais. Se não tiver perspectiva de melhoria, planeje algo novo. Você precisa estar com as contas resolvidas para dar o seu melhor no trabalho.
Falta de identificação com as atividades realizadas
Você não gosta e não tem habilidades para desempenhar suas atividades. Precisa fazer um grande esforço para atingir um resultado, sente que não nasceu para isso e que poderia ser muito mais útil e feliz fazendo qualquer outra coisa.
Como se motivar: descubra qual atividade traz mais satisfação e prazer, quais são seus talentos e habilidades, e converse com seus gestores sobre isso. Se for o caso, avalie uma possível mudança de profissão.
Falta de reconhecimento
Você só recebe críticas e, quando acerta, parece que não fez mais nada além de sua obrigação. Você se sente desvalorizado por não ser reconhecido por seus superiores.
Como se motivar: reconheça o seu valor, sem esperar por reconhecimento externo. Muitas pessoas não sabem dar reconhecimento e outras não querem, mas se você souber seu próprio valor não dependerá do reconhecimento alheio.
Dificuldade de se relacionar
Você não gosta das pessoas que trabalham com você, desde os seus colegas de equipe até seu chefe. Você sente que essas pessoas não têm nada a ver com você e não se sente bem na presença delas.
Como se motivar: Aceite. Podemos escolher nossos amigos, cônjuge e as pessoas que convivemos no âmbito pessoal. No trabalho, porém, não temos muita opção. Portanto, aceite as pessoas como elas são — com pontos positivos e pontos a melhorar —, e comece a observar o lado bom de cada uma, aceitando as diferenças.
Falta de propósito
Você sente que, se o seu trabalho não existisse, não faria diferença alguma para o mundo. Não encontra um propósito por trás de suas atividades e da missão da empresa.
Como se motivar: tudo tem um propósito, e é justamente ele que nos mantém motivados. Descubra qual a razão de existência da empresa, quantas pessoas ela ajuda e seu papel nesse contexto.
Perfeccionismo
Nada do que você faz é suficiente para você, pois você quer ser perfeito, e sempre sente que poderia ter feito mais. Em outras palavras, você se sente um fracasso.
Como se motivar: cobre-se menos e entenda que você não precisa ser o melhor, embora precise sempre dar seu melhor.
Estresse
O trabalho consome todo o seu tempo, e você já não faz mais coisas que lhe fazem bem. As cobranças são excessivas e você se sente pressionado.
Como se motivar: desligue-se do trabalho quando estiver fora dele, e desfrute momentos de descontração e lazer — isso é o que faz o trabalho valer a pena.
Falta de perspectiva
Você não vê oportunidade de crescimento e, por isso, não estabelece metas e objetivos dentro da empresa, vivendo um dia após o outro apenas fazendo a sua parte.
Como se motivar: construa seu Plano de Carreira e apresente ao RH da empresa. Assim, é possível saber se os seus objetivos podem ser alcançados no seu emprego atual.
Você se identificou com alguma situação acima? Então pare e dê a atenção que ela está pedindo a você. Quando sabemos a causa, a solução fica muito mais fácil de ser encontrada, muitas vezes uma atitude ou uma simples mudança na forma de pensar podem resolver a sua desmotivação.
Imagem: © Depositphotos.com / perig76