Diversas situações podem levar um relacionamento ao fim, tais como: a rotina, brigas constantes, quebra de confiança, dificuldade de convivência e ciúmes em excesso. Não importa por qual razão seu namoro terminou, se você pensa em reatar, é fundamental refletir se realmente vale a pena dar uma segunda chance para este amor. Mas como saber se você está insistindo em algo que não tem futuro?
Como saber se reatar o namoro é uma boa decisão?
Ouça seus sentimentos
Terminar uma relação sempre nos coloca diante do novo e do desconhecido: os hábitos mudam, os programas são diferentes e os planos precisam ser reavaliados. Muitas pessoas escolhem reatar apenas por não terem Inteligência Emocional para enfrentar o desconhecido.
Seja honesto com você mesmo e questione seus sentimentos, avaliando se você não está apenas acostumado ao relacionamento. O que faz você acreditar que esse romance merece uma segunda chance? O que você teria que enfrentar caso não reatasse a relação? Esteja certo de que você não está apenas escolhendo o caminho mais fácil e abrindo mão daquilo que çje faz feliz.
Avalie a admiração e confiança
Você ainda é capaz de admirar o outro, mesmo com todas as suas limitações e dificuldades? Apesar do desgaste da relação, você consegue enxergar o que essa pessoa tem de positivo? Tenha em mente que só vale a pena dar uma segunda chance para o amor se você realmente for capaz de admirar a pessoa por aquilo que ela é.
Outro ponto que deve ser avaliado é a confiança: ela ainda existe ou foi totalmente abalada? Se você der uma segunda chance apenas por comodismo, mas não confia na pessoa amada, estará apenas prorrogando o sofrimento. O mesmo vale para o parceiro: ele precisa confiar em você, pois a confiança é a base de toda relação.
Esteja disposto a mudar
Uma segunda chance só vale a pena se for para viver uma relação melhor e mais feliz. É preciso que ambos estejam dispostos a mudar, melhorar e assumir a responsabilidade sobre os erros. Não importa o que levou o relacionamento ao fim: tudo o que acontece em uma relação é 50% responsabilidade de um e 50% responsabilidade de outro.
Portanto, parem com acusações e falem claramente sobre como vocês se sentem e sobre suas dificuldades. Estejam dispostos a mudar juntos.
Perdoe
Se houve quebra de confiança ou alguma situação que tenha causado dor, o perdão é essencial para que a segunda chance dê certo.
União e parceria
Se vocês realmente querem dar uma segunda chance para o amor, lutem juntos por essa relação. Construam um relacionamento maduro, unido, amoroso e sólido.