O Summit de Saúde Mental nas Organizações, que começou na terça feira, 8 de dezembro, é um evento virtual que veio para abordar a importância das empresas assumirem a responsabilidade de lidar e tomar providências que vão além do cuidado físico de seus colaboradores.
É do conhecimento de todos, que o momento que estamos vivendo é de grande incerteza em qualquer âmbito imaginável. Seja no campo profissional, acadêmico, e das relações em geral. E como empresa, é importante se preocupar em buscar alternativas que estimulam e permitam seus colaboradores se sentirem realizados e felizes com as funções que executam.
Durante a conferência da ONU de 2018, as doenças mentais já foram abordadas, e até mesmo apontadas como o principal responsável pelo afastamento do trabalho. Vale lembrar que naquele ano nem imaginávamos a situação que enfrentaríamos de pandemia mundial, que obviamente, só piorou o cenário que naquela época, já era pessimista.
A preocupação e cuidado com o bem estar dos colaboradores sempre deveria ter sito uma prioridade para as organizações. Porém, agora, as empresas precisam entender que se preocupar com a saúde mental de seus funcionários, é o mesmo que cuidar dos eu próprio negócio.
A Ambev, vista como uma meta de empresa para muitos, já aderiu a essa modalidade. Em fevereiro, contratou da própria Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional, o treinamento voltado para os cuidados com a saúde emocional de seus funcionários. E agora, recentemente contratou uma Diretora de Saúde Mental para aplicar métodos e ferramentas que trabalham o Autoconhecimento e o Autocuidado dos colaboradores, através da Inteligência Emocional.
Não restam dúvidas do caminho a ser percorrido pelas empresas que querem se manter atualizadas no mercado, assim como querem manter seus colaboradores motivados a darem de si o seu máximo!
Leia também: Afinal, o que é Inteligência Emocional
Assista também: O que é Inteligência Emocional e como ela pode te ajudar a mudar sua vida