Cada vez mais, as pessoas têm se aventurado a deixar seus lares para conhecer novas culturas e buscar seus sonhos em outro país, estado ou cidade. Seja por conta da carreira, de um relacionamento amoroso, das oportunidades que o local oferece ou por conta da realização de um sonho pessoal, esta é uma mudança que traz diversas vantagens e desvantagens.
Os dois lados de morar longe da família
Por um lado, quem decide sair da casa dos pais amadurece, aprende a valorizar a família e os amigos, aprecia os momentos simples da vida, conhece novas culturas, se aventura e conquista sua liberdade. Todas essas conquistas, porém, são acompanhadas por uma das dores mais profundas que uma pessoa pode sentir: a saudade — da família, da mãe, das raízes e dos amigos.
O indivíduo que mora longe da família precisa aprender a lidar com uma série de mudanças, o que exige maturidade emocional. É preciso ele compreenda e aceite que não vai mais participar dos eventos familiares, não verá as crianças nascerem e crescerem, não poderá se despedir dos que partem, não terá alguém para cuidar quando está doente, não poderá ajudar a família em um momento de dor, não poderá contar com um ombro amigo nas dificuldades.
A tecnologia pode ser um excelente aliado para diminuir essa distância, mas o contato via Skype não supre a necessidade de amar e ser amado que o ser humano carrega — especialmente quando se trata do amor de mãe, que é o primeiro contato que temos com o amor na vida, desde o útero materno.
Se esse é o seu caso, saiba que existem formas de lidar com a saudade da família, sem perder os benefícios da liberdade. Confira as dicas a seguir:
Como lidar com a saudade da família
Foque no objetivo
Se você estiver focado somente nas dificuldades e desafios, dificilmente conseguirá vencer a saudade. Se isso acontecer, corre o risco de abandonar seus objetivos. Em vez de ficar preso à distância e às dificuldades, veja o lado bom dessa realidade e foque nisso. Existe uma razão para você estar longe da sua família e, seja ela qual for, mantenha o foco nela.
Mantenha contato
Faça o possível para manter contato frequente com a sua família. Dedique um momento da sua semana para falar com seus pais e familiares, envie mensagens, faça ligações, envie cartas e grave vídeos. Abuse da tecnologia para minimizar a saudade.
Façam programas em família
Mesmo à distância, abuse da tecnologia para ficar perto da família. Aproveite a internet para fazer programas em família — como assistir um filme, cozinhar a mesma receita, ler um livro, sair para jantar ou tomar um café. Mantenham a conexão além dos momentos de conversa.
Compartilhe o dia a dia
Troquem fotos e vídeos do cotidiano, não somente de momentos especiais. Mostre detalhes da sua nova casa, do trabalho e do local onde você vive, diminuindo a distância entre vocês. Além disso, não deixe de compartilhar as coisas do dia a dia, pedir conselhos e saber o que acontece na vida dos seus familiares.
Planeje
O contato físico é tão importante quanto o vínculo emocional. Por isso, é importante que você se planeje e se dedique para que as visitas aconteçam sempre que possível. Surpresas também são validas: planeje uma visita inesperada e surpreenda as pessoas que mais ama.
Recorde
Embora algumas pessoas acreditem que as fotos, cartas e lembranças aumentem a saudade, são justamente os momentos compartilhados que mantêm o elo entre as pessoas. Por isso, encontre maneiras de se manter conectado com esses momentos.