Alguns relacionamentos acabam por conta de um desgaste natural que pode ocorrer com o passar do tempo e, neste caso, o término não é motivado por brigas, traição ou mágoas. Quando existe respeito e consideração, é possível que o casal consiga se desligar de uma forma tranquila e sem perder a amizade.
Se você está passando por esse processo de término, é fundamental tomar alguns cuidados para colocar um ponto final no relacionamento, entender o aprendizado que ele trouxe para sua vida e seguir em frente sem carregar mágoas ou bagagens emocionais desnecessárias.
Dicas para terminar o relacionamento numa boa
Converse
Uma conversa honesta é o primeiro passo para terminar uma relação de maneira tranquila. Fale com calma sobre os motivos que te levaram a tomar essa decisão e esteja disposto a ouvir tudo o que o outro tem a dizer.
Avalie
Caso vocês decidam continuar amigos, é importante refletir sobre os motivos que fazem vocês desejarem manter essa amizade. Avalie se é por carinho ou apenas medo de perder a pessoa de vista. Muitas vezes, o medo da solidão acaba iniciando um processo de autossabotagem que impede o acontecimento e a descoberta de muitas novas e ainda melhores. Lembre-se: para manter a amizade com alguém que você se relacionou amorosamente, é preciso maturidade emocional.
Assuma a responsabilidade
Não fique tentando encontrar culpados pelo fim do relacionamento e saiba entender a sua parcela de responsabilidade no desgaste da relação. Ao investir tempo e energia procurando vilões, você deixa de focar em ações e pensamentos positivos. Para terminar uma relação de forma harmônica, é importante deixar para trás sentimentos ruins.
Permita-se sofrer
Terminar um relacionamento é sempre um processo doloroso, por mais que ambos entendam que a relação não tem mais futuro. É importante viver o luto desse período, pois só assim será possível se adaptar a novos hábitos e iniciar uma outra etapa de vida. Permita-se chorar e viver a sua dor. Nesse momento, é fundamental administrar as emoções e respeitar as reações que elas causam.
Estabeleça limites
Para manter harmonia e conseguir lidar com o antigo parceiro de forma saudável, é fundamental estabelecer algumas regras — como evitar cobranças e o ciúmes. Estar atento e avaliar se é realmente possível investir nessa amizade também é fundamental, uma vez que essa proximidade pode impedir que ambos sigam em frente.
Coloque-se no centro de sua vida
Quando nos relacionamos, é natural deixar de fazer algumas coisas para se adaptar à rotina da outra pessoa. Aproveite essa fase para retomar antigos hábitos que você acabou deixando de lado. Comece um curso sobre algo que seja de seu interesse, vá viajar com os amigos, saia para dançar e encontre outras formas de preencher seu tempo. Aprenda a gostar de sua própria companhia.
Desenvolva sua Inteligência Emocional
Se você deseja transformar sua vida e encontrar a força necessária para recomeçar, conheça o Método LOTUS de Inteligência Emocional, um treinamento de imersão que proporcionará um intenso mergulho nas suas emoções e fará com que você entenda padrões limitantes que impedem seu desenvolvimento.