É comprovado cientificamente que os pensamentos são capazes de desencadear respostas químicas que fortalecem ou enfraquecem o indivíduo. Para cada pensamento, o cérebro ativa a produção de diferentes hormônios — que podem causar bem-estar ou estresse e desconforto.
Dependendo de como você reage a eles, seus pensamentos podem criar tranquilidade ou ansiedade. Se você ficar pensado que algo pode dar errado em determinada situação que ainda nem aconteceu, por exemplo, a ansiedade certamente aparecerá. Por outro lado, se você pensar que as coisas podem dar certo e que você é capaz, conseguirá ficar tranquilo e confiante.
O que são pensamentos intrusivos?
Os pensamentos intrusivos são aqueles que surgem contra a sua vontade, geralmente se apresentando fora de contexto e em momentos inoportunos. Esses pensamentos podem estar relacionados a coisas simples e situações específicas do dia a dia, mas também podem ser profundos e relacionados às suas crenças.
O que realmente importa é o que você faz com esses pensamentos inadequados. Enquanto algumas pessoas simplesmente ignoram e retomam suas atividades, outras não conseguem mudar o foco e ficam angustiadas e ansiosas por remoer o mesmo pensamento repetidamente.
Alguns pensamentos intrusivos chegam a ser assustadores, pois carregam crenças limitantes e podem estar associados à possibilidade de algo ruim acontecer com você. Nesse sentido, muitos dos pensamentos intrusivos podem estar associados a algum tipo de transtorno de ansiedade, como síndrome do pânico, fobia social, transtorno de ansiedade generalizada ou transtorno obsessivo-compulsivo.
Como lidar com pensamentos intrusivos?
Cada pensamento gera uma reação emocional, e os pensamentos intrusivos geralmente trazem respostas emocionais negativas — como raiva, medo, tristeza, culpa e ansiedade. Por isso, saber lidar com as emoções é fundamental para não deixar que elas dominem sua vida.
Veja algumas dicas de Inteligência Emocional para lidar com os pensamentos intrusivos:
Questione e reinterprete seus pensamentos
A maioria dos pensamentos intrusivos são repetitivos e, como consequência, eles rapidamente se tornam automáticos. Para evitar isso, questione sempre se determinado pensamento negativo realmente faz sentido e avalie quais são as chances de que ele se torne realidade.
Reconstrua crenças limitantes
Identifique as crenças que limitam sua vida. Questione-as, entendendo como elas surgiram e verificando se elas realmente fazem sentido.
Caso você tenha identificado que uma de suas crenças é “eu não sou capaz”, por exemplo, pergunte-se: eu nunca fui capaz? Não fui capaz de realizar nada do que me propus a fazer? Quantas coisas já realizei? Desconstrua suas crenças com fatos reais, mostrando a você mesmo que nada é uma verdade absoluta.
Reforce crenças construtivas
Pense nas crenças que trazem segurança e reforce-as, mentalizando que você é uma pessoa capaz, inteligente e que a vida pode ser maravilhosa.
Seja grato
Quais coisas fazem com que você se sinta grato? O que deu certo na sua vida? Comece a dar atenção para as coisas boas que você já tem e perceba como existem muitos aspectos positivos em sua vida. Mude o seu foco e pare de olhar somente para as coisas que deram errado e que alimentam os pensamentos intrusivos.
Se você quer entender melhor suas crenças e assumir definitivamente o controle de sua vida, faça o treinamento de Inteligência Emocional da SBie e comece seu processo de mudança.
Imagem: © Depositphotos.com / SergeyNivens