O ano de 2017 foi marcado pela tentativa de recuperação de um momento econômico delicado e instável. Muitas empresas precisaram reduzir seu tamanho, empreendedores tiveram que se ajustar ao novo cenário e colaboradores foram colocados à prova ao lidar com o medo e a insegurança diante do forte desemprego que assolou o país.
Fora a dificuldade em prever o rumo da economia e, por consequência, do próprio negócio, as pessoas precisaram lidar com o desânimo e o estresse que uma crise econômica ocasiona. Porém, alguns indivíduos usaram o desgaste econômico do país como desculpa para a dificuldade de crescimento e se acomodaram.
Para que 2018 seja marcado pela prosperidade e aumento dos lucros, é preciso mudar os padrões comportamentais e se preparar para uma retomada econômica. O país já vem dando sinais de reaquecimento e o consumo deve voltar a crescer. No entanto, é preciso cuidado com a tendência de se deixar influenciar pelo otimismo coletivo e realizar um planejamento mais assertivo.
Confira 4 dicas para começar 2018 com o pé direito e ter mais prosperidade
Faça um balanço
Antes de traçar planos e estratégias para o futuro, é importante fazer uma reflexão sobre os passos que foram dados no ano anterior. A proposta desta reflexão é entender o que foi positivo e quais foram as falhas. Ao avaliar os saldos das experiências anteriores, é possível entender o que deu certo, como é possível aprimorar os pontos positivos e eliminar as falhas.
Organize a parte financeira
A saúde financeira, seja na vida doméstica ou empresarial, é um dos principais indicadores de sucesso. Invista em ferramentas que ajudem a organizar todo o fluxo de caixa – com os gastos, pagamentos e investimentos. Todo empreendedor precisa realizar uma boa gestão financeira e acompanhar periodicamente o balanço da organização.
Saiba fazer uma boa gestão do tempo
Empreendedores costumam desenvolver uma atitude centralizadora, querem controlar tudo e correm o risco de carregar a empresa nas costas sozinhos. Em meio a uma crise, é comum querer possuir todo controle e adotar uma postura muito rígida, que pode comprometer todo o funcionamento da empresa.
Saber fazer uma gestão do tempo de forma adequada é uma característica fundamental para qualquer líder. Atitudes como passar mais tempo com a família, estar perto dos amigos, dedicar algumas horas do dia para praticar exercícios físicos são maneiras excelentes para manter a saúde física e emocional em dia.
Estabelecer horários, selecionar compromissos e delegar tarefas são ações fundamentais para aproveitar melhor o tempo e diminuir a sobrecarga que gera estresse e ansiedade.
Invista em Inteligência Emocional
Ao desenvolver as competências emocionais, um empreendedor cria ferramentas para construção de novos hábitos, maneiras de se comportar e fazer a gestão do seu negócio com mais saúde e assertividade. Conheça o Método LOTUS e barre comportamentos nocivos que prejudicam seu negócio e sua vida como um todo.