Os colaboradores são os maiores porta-vozes de uma empresa, além dos principais responsáveis pelo crescimento da organização. Justamente por isso, manter todos os funcionários motivados e satisfeitos é fundamental para transmitir uma imagem positiva e alcançar os resultados esperados.
A qualidade de vida no trabalho interfere diretamente em todas as outras áreas da vida — como no comportamento individual, desenvolvimento pessoal e até na saúde —, influenciando na produtividade e nos resultados que o colaborador apresenta dentro da empresa.
No que diz respeito à carreira, a qualidade de vida se refere ao nível de satisfação que o colaborador tem em relação à sua carreira e às atividades exercidas em seu trabalho. Os requisitos para ter qualidade de vida no trabalho variam de pessoa para pessoa, pois cada um tem necessidades diferentes e que trazem satisfação e realização.
O papel da Gestão de Recursos Humanos
Além dos lideres e gestores, o departamento de Recursos Humanos (RH) é o principal responsável por administrar os colaboradores dentro de uma organização e potencializar o capital interno. Sua finalidade é selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa.
A principal função da Gestão de Recursos Humanos é proporcionar o bem-estar e a motivação dos colaboradores, gerando qualidade de vida no trabalho e cuidando para que as relações e os processos entre a organização e os colaboradores estejam alinhados.
Principais atividades do profissional de RH
– Desenvolver e gerenciar planos de carreira nas empresas;
– Analisar estratégias institucionais;
– Elaborar planos táticos e operacionais de recrutamento, seleção, avaliação e treinamento de pessoal;
– Programar, implementar e avaliar workshops, cursos e treinamentos relacionados a desenvolvimento pessoal e técnico;
– Administrar as potencialidades de processos organizacionais;
– Gerenciar pessoas;
– Integrar os setores da companhia;
– Avaliar a necessidade de novos colaboradores que garantam a viabilidade dos processos produtivos da empresa;
– Realizar o manejo do quadro de funcionários;
– Lidar com equipes de trabalho e administrar conflitos;
– Diagnosticar a necessidade de melhorar o nível de satisfação dos colaboradores;
– Mensurar a satisfação dos colaboradores em relação aos regulamentos, regras, procedimentos, recompensas, espírito de grupo e apoio recebido dos superiores.
Fatores que envolvem a qualidade de vida no trabalho
As pessoas têm necessidades diferentes e, por isso, cada pessoa é motivada de uma forma diferente. Ter consciência do que mantém você motivado é essencial para ter qualidade de vida no trabalho. Veja alguns fatores que podem influenciar:
– Satisfação com o trabalho e com as tarefas executadas;
– Possibilidades de crescimento e de construir uma carreira na organização;
– Reconhecimento pelos resultados alcançados;
– Remuneração adequada e benefícios;
– Relacionamento humano dentro do grupo e da organização;
– Qualidade do ambiente psicológico e físico de trabalho;
– Liberdade e responsabilidade para agir;
– Possibilidade de participar das tomadas de decisão.
Relação entre Gestão de RH e qualidade de vida no trabalho
A Gestão de Recursos Humanos é o principal canal de comunicação entre os colaboradores e a organização, sendo responsável por garantir a qualidade de vida no trabalho ao mesmo tempo em que atinge os objetivos e metas da empresa.
Se você está desmotivado ou com algum problema relacionado ao seu trabalho, não deixe de procurar o RH da sua empresa e saiba que eles estão ao seu lado para facilitar sua vida profissional.
Imagem: © Depositphotos.com / Jirsak