A rotatividade de colaboradores dentro de uma empresa, ou turnover, é a mudança no quadro de funcionários que compõem uma organização. Seja de forma voluntária, quando o funcionário escolhe se desligar, ou quando a decisão não parte do colaborador e sim dos seus superiores, turnover sempre demandará recursos e quando rotatividade é muito alta, acaba prejudicando o desempenho do empreendimento.
Mas afinal? Como é possível reduzir a taxa de turnover?
Prestar atenção nas competências emocionais dos colaboradores
Uma pesquisa publicada pela revista Exame, em junho de 2017, apontou que 54% dos profissionais de RH do país atribuem a mesma importância para características técnicas e intelectuais na hora de selecionar funcionários.
O estudo elaborado pela equipe da plataforma de recrutamento d´ hire – com 300 profissionais da área de recursos humanos-, mostrou que 41,2% consideram o comportamento ainda mais importante do que a técnica. A pesquisa diz ainda que o aspecto mais valorizado é a Inteligência Emocional, que aparece em primeiro lugar, com 75,70% dos recrutadores.
A Importância da Inteligência Emocional nas empresas
É crescente a valorização da IE no ambiente corporativo e, mais do nunca, headhunters buscam nos processos seletivos colaboradores dotados de competências emocionais. Com um ritmo impetuoso nos processos organizacionais e as mudanças que ocorrem de forma muito rápida, é fundamental, para acompanhar este compasso, optar por profissionais dinâmicos, flexíveis, capazes de se automotivar e manter o foco.
No atual cenário, o papel das organizações também é digno de destaque. Não somente os colaboradores precisam ser flexíveis, as empresas e diretores também devem estar atentos para manter o ambiente corporativo propício, dando espaço ao profissional, empoderando equipes e desenvolvendo fatores motivacionais que demonstram a preocupação da empresa em relação ao bem-estar dos seus funcionários.
Os principais benefícios em investir em competências emocionais no ambiente corporativo
- Fomentar o desenvolvimento do colaborador para alcançar sua máxima performance;
- Ampliar a capacidade de autogestão;
- Possibilitar um direcionamento coerente e assertivo;
- Desenvolver a capacidade para alinhar escolhas cotidianas com valores e propósito;
- Detectar perfis de Inteligência Emocional e aptidões;
- Definição de metas, objetivos e plano de ação;
A Inteligência Emocional é um fator de suma importância nas organizações contemporâneas e, quando implementada com assertividade, é a base para o sucesso financeiro e profissional das organizações. Conheça o Método LOTUS e acelere seus resultados empresariais, profissionais e pessoais.