Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a maturidade emocional não tem relação com a idade do profissional ou a quantidade de anos trabalhados. Na verdade, o conceito de maturidade profissional está mais atrelado às competências comportamentais e ao autoconhecimento.
A experiência profissional, os conhecimentos, as realizações, os projetos, as situações de pressão e os conflitos contribuem diretamente para a maturidade profissional. Isso porque é graças a essas experiências que o profissional desenvolve autoconhecimento e aprimora suas habilidades comportamentais.
É muito fácil encontrar pessoas que estão infelizes em seu trabalho porque estão acomodadas, porque fizeram carreira onde estão e não têm coragem de arriscar novos desafios. Esse é um dos maiores sinais de imaturidade profissional: a zona de conforto.
Maturidade profissional x Imaturidade profissional
Conheça, abaixo, outros comportamentos comuns de pessoas imaturas profissionalmente e saiba como agem os que atingiram a maturidade profissional:
Comportamentos de pessoas profissionalmente imaturas
– Competitividade em excesso, seja no trabalho ou na vida pessoal;
– Falta de foco nas tarefas;
– Falta de flexibilidade para lidar com as limitações das pessoas;
– Participação em fofocas e mentiras que desarmonizam a equipe e o ambiente de trabalho;
– Adoção de comportamentos infantilizados;
– Insegurança em relação aos seus talentos;
– Motivação atrelada apenas ao reconhecimento;
– Egocentrismo;
– Incapacidade de separar os problemas pessoais das atividades profissionais, deixando que os resultados sejam afetados;
– Desmotivação;
– Hábito de reclamar o tempo todo;
– Incapacidade de receber críticas;
– Ausência de um planejamento de carreira;
– Falta de controle emocional em situações de pressão;
– Comportamentos dominados pelas emoções.
Comportamentos de pessoas profissionalmente maduras
– Reconhecimento de seus talentos e limitações;
– Consciência das oportunidades e ameaças que fazem parte do seu plano de carreira;
– Capacidade de ouvir feedbacks e usar as críticas para melhorar seu desempenho;
– Capacidade de reconhecer seus méritos e seu papel, sem depender do reconhecimento externo;
– Habilidade de administrar e separar a vida pessoal da vida profissional;
– Controle emocional, mesmo em situações de pressão ou risco;
– Capacidade de lidar com as emoções dos colegas de trabalho;
– Habilidade de trabalhar em equipe e contribuir para a rotina de trabalho;
– Construção de planos de carreira baseados em metas pessoais;
– Hábito de pensar antes de agir, sem recorrer à impulsividade;
– Motivação e habilidade de compartilhar ideias;
– Habilidade de identificar o momento ideal para se posicionar e quando é necessário ouvir;
– Visão positiva e otimista;
– Capacidade de encontrar soluções sem reclamar e de assumir os próprios erros.
Inteligência Emocional e maturidade profissional
A maturidade emocional está diretamente relacionada à habilidade de se relacionar com os outros e com você mesmo, bem como com suas escolhas e comportamentos — que são capazes de criar um ambiente de harmonia ou desarmonia. Trata-se de um processo continuo e que reflete na capacidade de administrar as emoções e compreender o estado emocional do outro.
Desenvolver a Inteligência Emocional é fundamental para ter comportamentos assertivos e conscientes, pois lhe ajudará a encarar melhor as situações e pressões enfrentadas no dia a dia profissional, impedindo que os problemas afetem a sua vida e carreira.
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