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Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a maturidade emocional não tem relação com a idade do profissional ou a quantidade de anos trabalhados. Na verdade, o conceito de maturidade profissional está mais atrelado às competências comportamentais e ao autoconhecimento.

A experiência profissional, os conhecimentos, as realizações, os projetos, as situações de pressão e os conflitos contribuem diretamente para a maturidade profissional. Isso porque é graças a essas experiências que o profissional desenvolve autoconhecimento e aprimora suas habilidades comportamentais.

É muito fácil encontrar pessoas que estão infelizes em seu trabalho porque estão acomodadas, porque fizeram carreira onde estão e não têm coragem de arriscar novos desafios. Esse é um dos maiores sinais de imaturidade profissional: a zona de conforto.

Maturidade profissional x Imaturidade profissional

Conheça, abaixo, outros comportamentos comuns de pessoas imaturas profissionalmente e saiba como agem os que atingiram a maturidade profissional:

Comportamentos de pessoas profissionalmente imaturas

– Competitividade em excesso, seja no trabalho ou na vida pessoal;

– Falta de foco nas tarefas;

– Falta de flexibilidade para lidar com as limitações das pessoas;

– Participação em fofocas e mentiras que desarmonizam a equipe e o ambiente de trabalho;

– Adoção de comportamentos infantilizados;

– Insegurança em relação aos seus talentos;

– Motivação atrelada apenas ao reconhecimento;

– Egocentrismo;

– Incapacidade de separar os problemas pessoais das atividades profissionais, deixando que os resultados sejam afetados;

– Desmotivação;

– Hábito de reclamar o tempo todo;

– Incapacidade de receber críticas;

– Ausência de um planejamento de carreira;

– Falta de controle emocional em situações de pressão;

– Comportamentos dominados pelas emoções.

Comportamentos de pessoas profissionalmente maduras

– Reconhecimento de seus talentos e limitações;

– Consciência das oportunidades e ameaças que fazem parte do seu plano de carreira;

– Capacidade de ouvir feedbacks e usar as críticas para melhorar seu desempenho;

– Capacidade de reconhecer seus méritos e seu papel, sem depender do reconhecimento externo;

– Habilidade de administrar e separar a vida pessoal da vida profissional;

– Controle emocional, mesmo em situações de pressão ou risco;

– Capacidade de lidar com as emoções dos colegas de trabalho;

– Habilidade de trabalhar em equipe e contribuir para a rotina de trabalho;

– Construção de planos de carreira baseados em metas pessoais;

– Hábito de pensar antes de agir, sem recorrer à impulsividade;

– Motivação e habilidade de compartilhar ideias;

– Habilidade de identificar o momento ideal para se posicionar e quando é necessário ouvir;

– Visão positiva e otimista;

– Capacidade de encontrar soluções sem reclamar e de assumir os próprios erros.

Inteligência Emocional e maturidade profissional

A maturidade emocional está diretamente relacionada à habilidade de se relacionar com os outros e com você mesmo, bem como com suas escolhas e comportamentos — que são capazes de criar um ambiente de harmonia ou desarmonia. Trata-se de um processo continuo e que reflete na capacidade de administrar as emoções e compreender o estado emocional do outro.

Desenvolver a Inteligência Emocional é fundamental para ter comportamentos assertivos e conscientes, pois lhe ajudará a encarar melhor as situações e pressões enfrentadas no dia a dia profissional, impedindo que os problemas afetem a sua vida e carreira.

Se você sente que chegou o momento de dar um passo à frente e desenvolver sua Inteligência Emocional para se tornar um profissional muito mais completo, conheça o Método LOTUS — uma oportunidade única para trabalhar suas emoções, superar crenças limitantes, adotar pensamentos e comportamentos realizadores e se libertar de tudo o que impede sua felicidade plena.

Imagem: iStock.com / NADOFOTOS

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