Competência, comprometimento e resultados são os três motivos mais plausíveis que justificam um aumento salarial. Por mais que você tenha certeza que chegou o momento de ser reconhecido e receber um aumento salarial, solicitar esse reajuste é uma situação delicada e que envolve coragem, autoconfiança e argumentação para mostrar que você realmente é merecedor.
Autoconfiança: a principal ferramenta para pedir aumento
Se você é uma pessoa insegura, que se cobra e critica demais, vive com medo de errar e sempre acha que poderia ter feito melhor, com certeza vai gaguejar no momento de conversar com seu chefe para pedir o aumento, e isso pode atrapalhar muito no resultado. O excesso de cobrança impede que você reconheça seu potencial e acertos e, consequentemente, se sinta merecedor.
Acreditar em você mesmo é fundamental para alcançar qualquer coisa que deseje, não apenas no que diz respeito ao aumento salarial, mas em todos os momentos da vida. Enquanto você não se sentir capaz e não reconhecer seu potencial, nunca chegará a lugar nenhum. Caso tenha se identificado como uma pessoa insegura e com pouca autoconfiança, desenvolva sua Inteligência Emocional e mude definitivamente esse padrão que limita a sua vida.
Dicas para pedir aumento com tranquilidade
Antes de qualquer coisa, pergunte-se: “Se eu fosse meu chefe, daria a mim mesmo um aumento salarial? Por quais motivos?”. Reflita e, se concluir que realmente merece um aumento, se prepare para conversar com seu chefe a partir das dicas a seguir:
Seja profissional
Jamais alegue um motivo pessoal como “não estou conseguindo suprir minhas despesas com o meu salário atual” ou “meu filho esta doente”. A empresa faz melhorias quando os problemas são dela e, além dessas justificativas não serem tão relevantes para a empresa, isso pode demonstrar que você não sabe administrar e nem organizar sua vida.
Seja direto
Comece dizendo que o motivo da conversa é um pedido de aumento de salário. Não tente enrolar para chegar ao objetivo final, pois ele perceberá que está sendo enrolado, e isso é muito chato.
Prepare-se e mostre os seus resultados
Mostre dados concretos que justifiquem seu pedido de aumento salarial. Mostre números, faça um breve histórico de suas conquistas na empresa, dos desafios superados, do seu comprometimento, dos resultados alcançados e do seu crescimento profissional na organização. Faça com que ele perceba que você tem um papel fundamental na empresa.
Mostre disponibilidade
Mostre disposição para assumir novas tarefas e responsabilidades que estiverem a seu alcance. Assim, você se dispõe a trazer mais resultados para a empresa em troca do aumento. Enumere essas atividades para não deixar a conversa vaga e evitar futuras cobranças indevidas.
Avalie a situação da empresa
Se você pedir um aumento de salário em um momento de crise na empresa, provavelmente ouvirá um não mesmo que existam muitos motivos para que seu trabalho seja reconhecido. Além disso, você poderá mostrar falta de consideração e de comprometimento com a empresa. Avalie bem o momento para não parecer inconveniente.
Escolha o momento certo
Agende um horário com seu chefe, de preferencia no período em que ele está mais ativo – perceba se ele está mais comunicativo e humorado pela manhã, no final do dia ou no período da tarde. Sempre que possível, essa conversa deve acontecer pessoalmente.
Gostou das nossas dicas? Então coloque agora mesmo em pratica, confie em você e boa sorte!
Imagem: © Depositphotos.com / beachboyx10