Motivar professores é o caminho para um ambiente educacional mais produtivo. Professores motivados e que acreditam em seu potencial de mudar o mundo por meio da educação transmitem seu conhecimento com maior eficiência e, consequentemente, temos alunos mais motivados e com uma taxa de aprendizado maior.
Veja a seguir três sugestões de dinâmicas que trarão muita reflexão, aprendizado e motivação para os professores:
Dinâmicas de motivação para professores
Dinâmica para reunião pedagógica – troca de um segredo
Esta dinâmica tem por objetivo resolver problemas pessoais ou profissionais, e pode ser aplicada em reuniões de professores ou com coordenadores de cursos. A atividade fortalece o espírito de amizade entre os membros do grupo.
Material: lápis e papel para os integrantes.
Procedimento: o coordenador da dinâmica deve distribuir um pedaço de papel e um lápis para cada participante, orientando-o a escrever sobre algum problema, angústia ou dificuldade pelo qual está passando e não consegue expressar oralmente. Os papéis não precisam ser identificados, a não ser que a pessoa deseje.
Os papéis devem ser dobrados de modo semelhante e colocados em um recipiente no centro do grupo. Em seguida, o coordenador distribui os papéis aleatoriamente entre os integrantes. Cada um deve analisar cuidadosamente o problema recebido e procurar uma possível solução.
Após certo intervalo de tempo, definido pelo coordenador, cada integrante deve explicar o problema para o grupo e apresentar a solução. Ao final, deve ser aberto um debate sobre os problemas e as soluções apresentadas.
Possíveis questionamentos:
– Como você se sentiu ao descrever o problema?
– Como se sentiu ao explicar o problema de outra pessoa?
– Como se sentiu quando o seu problema foi relatado por outro?
– No seu entender, a outra pessoa compreendeu seu problema?
– Você conseguiu se colocar na situação da outra pessoa?
– Como você se sentiu em relação aos outros membros do grupo?
– Mudaram seus sentimentos em relação aos outros, como consequência da dinâmica?
Quebra-gelo para professores – conhecer pelas figuras
O principal objetivo dessa dinâmica é integrar os participantes por meio do conhecimento e reconhecimento de figuras, proporcionando uma ferramenta extra para aplicar em sala de aula.
Procedimento: espalhar pela sala vários recortes de jornais, revistas, folhetos e propagandas com o maior número de figuras variadas possível e temas diferentes. Os participantes devem ser orientados a passar diante das figuras, observando-as atentamente. Após um tempo, o coordenador deve dizer para que cada participante apanhe a figura que mais chamou sua atenção.
Em seguida, deve-se formar pequenos grupos, e cada integrante deve explicar o motivo de ter escolhido a figura. Juntos, os membros de cada grupo devem escolher alguém para anotar a apresentação de cada um e expor para os demais. Por fim, o coordenador deve fazer um comentário final, aproveitando tudo o que foi exposto e chamando a atenção para as figuras apresentadas.
Dinâmica de motivação para estimular a criatividade e comunicação – encontrei uma nova profissão
O objetivo dessa dinâmica para professores é estimular a criatividade, explorar a comunicação e mostrar aos participantes que sua profissão tem um valor único para o futuro da sociedade.
Material: papéis com profissões inovadoras: envernizador de escadas, pedicure de elefantes, designer de túmulos, redator de cartões de boas-festas, afiador de agulhas de tricô, digitador de faxes, chofer de carruagem, pintor de rodapé, dentista de canários, soldador de trombone, entre outros.
Procedimento: cada participante deverá pegar um papel com uma profissão inovadora e, em seguida, realizar uma apresentação de dois minutos explicando o que este profissional faz e qual sua importância. Os participantes poderão realizar perguntas sobre a profissão durante ou após a apresentação.
Dicas: abra espaço para que os participantes façam comentários sobre sentimentos, dificuldades, facilidades e outros aspectos que o grupo julgar importantes. Observe se o participante é espontâneo, criativo e como se comunica. Ao final, o coordenador deverá explicar sobre a verdadeira importância de um professor na vida de seus alunos, destacando sua função como mestre e exemplo a seguir.