A relação interpessoal é a forma como as pessoas lidam com o seu meio social — seja no ambiente familiar, na escola ou no trabalho. Problemas de relacionamento geram conflitos e afetam diretamente o desempenho das atividades.
Nesse sentido, o bom relacionamento interpessoal na escola é tão importante quanto as atividades em si. Isso porque uma pessoa que desenvolve suas habilidades, mas não consegue se relacionar, dificilmente usará todo seu potencial e gerar bons resultados.
Relacionamento entre professores e alunos
Depois do ambiente familiar, a escola é o local que mais impacta na vida de uma criança e na formação da sua personalidade. Por representarem uma figura de autoridade, os professores são os grandes exemplos, e cada movimento positivo ou negativo reflete diretamente nos alunos.
Quando constroem relações harmoniosas, os professores incentivam e estimulam os alunos a fazerem o mesmo, criando um ambiente favorável ao ensino, ao aprendizado e às trocas humanas. Caso não tratem todos os alunos da mesma maneira, entretanto, os professores podem incentivar o sentimento de rejeição, incapacidade e baixa autoestima, além de favorecer a competitividade entre os alunos.
A influência dos pais no relacionamento interpessoal na escola
Imagine uma casa em que os pais vivem se agredindo fisicamente ou verbalmente, em que não existem momentos de amor e reconhecimento e as pessoas não conversam entre si.
Uma criança que vive em um ambiente deste tipo dificilmente terá um comportamento adequado na escola, apresentando problemas nas relações com os colegas e até dificuldades de concentração e desempenho. As relações começam a ser construídas dentro de casa, e a dinâmica familiar e o comportamento dos pais são os principais espelhos do comportamento da criança fora de casa.
Atitudes positivas para praticar em casa:
– Estimule momentos de conversa e de descontração em família;
– Dê feedbacks positivos quando seu filho acertar, mostrando que ele é dotado de inúmeras capacidades. Fale sempre que acredita no potencial da criança;
– Ensine Inteligência Emocional para as crianças, explicando como as emoções funcionam e se manifestam. Incentive seus filhos a falarem sobre como estão se sentindo;
– Não rotule as crianças com frases como “você é mal-educado”, “você é mentiroso” ou “você não merece”. As pessoas não SÃO, elas ESTÃO. Mostre que, naquele momento, ele está tendo comportamentos de uma pessoa mentirosa, mas que isso não significa que ele seja mentiroso;
– Ao fazer uma crítica, sempre explore possíveis soluções com a criança;
– Peça perdão quando errar, e explique o motivo pelo qual cometeu o erro — ensine seu filho a se desculpar e a perdoar;
– Saiba lidar com as limitações das pessoas que convivem com você, mostrando ao seu filho que todas as pessoas têm limitações e que devemos respeitá-las.
Para os professores: atividades que estimulam as relações interpessoais
– Confeccionar crachás é uma forma de trabalhar o respeito ao próximo. Oriente seus alunos a escrever suas características principais, como: nome, apelido (se tiver), o que o deixa feliz, o que o chateia e seu maior sonho. O crachá deverá ser usado por alguns dias, e todos os membros do grupo devem ficar atentos para os gostos dos outros;
– Elabore um mural que contenha os nomes de todos os integrantes do grupo e pequenos círculos em EVA nas cores vermelho, verde e amarelo. A cor vermelha representa irritação e nervosismo, enquanto o verde significa felicidade e calmaria, e o amarelo aponta tristeza e chateação. Peça para que os alunos colem, ao lado do seu nome, a cor que representa seu estado de espírito no momento.
Se ao longo do dia o sentimento mudar, a pessoa deverá colar outra bolinha indicando o novo estado emocional. Ao identificar que alguém está triste, irritado ou com problemas, questione o restante do grupo sobre o que pode ser feito para alegrar aquela pessoa.
Esta é uma atividade que estimula todos a refletirem sobre os sentimentos alheios e o quanto podem ser solidários às pessoas que precisam de conforto e apoio.
Imagem: © Depositphotos.com / racorn