Comandar pessoas não é uma tarefa fácil, uma vez que é necessário saber lidar com diversos tipos de personalidades e histórias de vida. Por isso, é essencial que os gestores tenham preparo e maturidade emocional para exercer seu papel satisfatoriamente.
Diferença entre chefe e líder
O tipo de liderança exercitado nas empresas pode influenciar os colaboradores de maneira positiva ou negativa, gerando motivação ou desmotivação. As principais diferenças entre chefe e líder estão exatamente no tipo de liderança e na relação com sua equipe. Veja alguns pontos que diferenciam líder e chefe:
Hierarquia
O líder caminha junto com sua equipe. Ele sabe ouvir, aceita opiniões e sugestões dos colaboradores e cria relações de confiança e troca de experiências. Além disso, o líder se preocupa em motivar seus colaboradores e manter a harmonia da equipe.
O chefe, por sua vez, usa poder para se colocar acima das outras pessoas, criando relações de medo e distância. Focado apenas na execução de demandas e tarefas, ele não se importa com as relações interpessoais e toma as decisões sozinho, sem se preocupar com a opinião ou sugestão das pessoas.
Direcionamento de tarefas
Um líder conhece sua equipe de perto e sabe quais são os principais talentos e limitações de cada colaborador, direcionando as atividades adequadamente para alcançar resultados.
O chefe delega tarefas sem considerar os talentos individuais, pois normalmente não se preocupa em conhecer as pessoas de sua equipe. Colaboradores geridos por um chefe geralmente precisam desempenhar tarefas que não têm nada a ver com sua personalidade e habilidade, o que causa desmotivação e queda nos resultados.
Reconhecimento
O líder sabe exatamente o que motiva cada uma das pessoas de sua equipe e estimula os colaboradores individualmente, de acordo com as suas necessidades.
O chefe, por outro lado, reconhece sua equipe de maneira generalizada, ignorando a personalidade e as necessidades individuais e usando o mesmo método para todos.
Antecipação
O líder sabe antecipar as reclamações, observar falhas e corrigir os problemas da empresa antes que o pior aconteça. Ele planeja cenários positivos e negativos e traça estratégias cada uma dessas possibilidades.
O chefe espera os problemas surgirem para tomar uma atitude e, por não traçar estratégias antecipadas, sempre busca um culpado pelos problemas.
Flexibilidade
O líder sabe lidar com erros e falhas, fazendo críticas construtivas para melhorar o desempenho da equipe, sempre de forma discreta e respeitosa.
O chefe é um crítico excessivo que não admite erros e sente necessidade de focar nos pontos negativos para se sentir superior.
O papel da Inteligência Emocional para a liderança e motivação
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