Estudos realizados na Universidade de Illinois afirmam que pessoas otimistas possuem até 76% mais chances de ter um coração saudável. Ao longo dos 11 anos de estudo, os pesquisadores acompanharam 5 mil pessoas com idade entre 52 e 84 anos, observando que pessoas otimistas apresentavam melhores níveis de colesterol e açúcar no sangue.
Ao nascer, todas as pessoas são otimistas e possuem capacidade de enxergar os desafios como grandes oportunidades. Justamente por isso, as crianças são naturalmente curiosas e se arriscam mesmo sem ter certeza de que estão fazendo a coisa certa. Conforme a vida vai passando, porém, os medos e as frustrações dominam a coragem e a curiosidade, fazendo com que o indivíduo comece a duvidar de sua capacidade de fazer as coisas darem certo.
Por que algumas pessoas não conseguem ser otimistas?
Algumas pessoas tendem a ser pessimistas em relação a quase todos os aspectos da vida. Essas pessoas enxergam muito mais o lado ruim dos acontecimentos, ficando presas em um círculo vicioso negativo, em que pensamentos distorcidos causam sentimentos ruins e acabam potencializando ainda mais sua crença de que tudo sempre dá errado.
Em geral, pessoas pessimistas foram criadas com muitas críticas e pouco reconhecimento, colocando sua atenção sempre nos erros. Elas também podem ter sido superprotegidas, e cresceram acreditando que o mundo é muito perigoso e que sempre algo ruim está para acontecer.
Se você vive reclamando da vida, enxerga somente o lado negativo das coisas e sempre acha que algo ruim está para acontecer, atenção: positividade atrai positividade, enquanto a negatividade atrai negatividade. Quanto mais pessimista e negativo você for, menos capaz de apreciar as coisas simples você será, atraindo apenas pessoas e situações negativas.
Ser otimista é um hábito
Conheça algumas atitudes de Inteligência Emocional para ser uma pessoa mais otimista:
– Viva o momento e acredite que tudo dará certo se você fizer sua parte;
– Controle suas emoções e aprenda de que maneira cada uma delas se manifesta, escolhendo comportamentos mais assertivos;
– Critique-se menos e aprenda a lidar com seus erros. Tenha em mente que a busca pela perfeição sempre leva à frustração;
– Administre a expectativa que coloca nas pessoas e nos acontecimentos;
– Expresse gratidão por tudo o que faz você se sentir grato;
– Encontre alegria por trás das menores coisas;
– Comemore suas conquistas e valorize seu esforço;
– Não tente ser o melhor, mas aprenda a dar o seu melhor;
– Enxergue o propósito e o aprendizado por trás de cada acontecimento da sua vida;
– Confie em suas capacidades e habilidades;
– Afaste-se de pessoas pessimistas e que só reclamam.
Ser positivo pode lhe ajudar a enfrentar crises e situações complicadas, trazendo aprendizado e beneficiando sua produtividade profissional.
Na prática: todos os dias, escreva pelo menos três coisas que fazem você se sentir grato, das mais simples às maiores. Pratique olhar o lado bom das coisas e das pessoas, e veja como sua vida se transforma quando atrai energias positivas.
Imagem: © Depositphotos.com / g_studio