Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

©depositphotos.com/ikurucan O excesso de pensamentos ruins e negativos pode desencadear uma automatização de pensamentos obsessivos.

 

Todo pensamento gera um sentimento, e todo sentimento gera um comportamento. Isso quer dizer que tudo começa com as crenças por trás dos nossos pensamentos, uma vez que estes são capazes de desencadear respostas químicas que causam bem-estar ou estresse e desconforto.

Se as nossas ações e comportamentos são resultado dos nossos pensamentos, a qualidade de cada um deles é determinante para termos comportamentos positivos e realizadores. Mas nem sempre conseguimos alimentar somente pensamentos saudáveis e confiantes. Muitas vezes as coisas não saem como queremos e é natural que os pensamentos negativos comecem a surgir.

Mas algumas pessoas tendem a ser pessimistas em relação a quase todos os aspectos da vida, não importa se as coisas estão boas ou não. Essas pessoas enxergam muito mais o lado ruim dos acontecimentos, ficando presas em um círculo vicioso negativo, no qual pensamentos distorcidos causam sentimentos ruins e acabam potencializando ainda mais sua crença de que tudo sempre dá errado.

Pensamentos obsessivos: um ciclo vicioso

O que muitas pessoas não sabem é que o excesso de pensamentos ruins e negativos pode desencadear uma automatização de pensamentos obsessivos, na qual a pessoa se preocupa excessivamente que algo ruim pode acontecer ou que as pessoas estão ridicularizando-a, de modo que prejudique a sua vida.

Os pensamentos obsessivos são preocupantes e perturbadores, e o maior perigo é que quando eles se tornam frequentes e rígidos, é possível que traga comportamentos compulsivos com o objetivo de acalmá-los: a pessoa tem uma preocupação (pensamento obsessivo) que gera ansiedade (emoção) e encontra na compulsão (comportamento compulsivo) uma forma para aliviar essa tensão emocional.

Apesar da sua complexidade, os pensamentos obsessivos têm cura quando tratados de forma séria e precoce, antes que se tornem algum transtorno mais sério, como por exemplo o TOC.

Como o Método LOTUS pode ajudar

Cada pensamento gera uma reação emocional, e os pensamentos obsessivos geralmente trazem respostas emocionais negativas — como raiva, medo, tristeza, culpa e ansiedade. Por isso, saber lidar com as emoções é fundamental para não deixar que elas dominem sua vida.

No Método LOTUS, são utilizadas dezenas de técnicas de Inteligência Emocional, que buscam na história de vida das pessoas os motivos e gatilhos que desencadeiam as crenças e os pensamentos limitantes e obsessivos.

De acordo com o histórico emocional e os conteúdos inconscientes do indivíduo, é possível atribuir novos significados a acontecimentos ou novas interpretações que trazem as crenças limitantes, ensinando a pessoa a diferenciar o que realmente é uma situação de risco e o que é apenas um padrão que foi criado ao longo dos anos, trazendo a obsessão e a compulsão.

Na prática: questione e reinterprete seus pensamentos

A maioria dos pensamentos obsessivos são repetitivos e, como consequência, eles rapidamente se tornam automáticos. Para evitar isso, questione sempre se determinado pensamento negativo realmente faz sentido e avalie quais são as chances dele se tornar realidade.

Posts Relacionados

Os conflitos são inevitáveis, seja no trabalho, em casa ou

Leia Mais ►

Em um mundo repleto de prazos apertados, demandas pessoais e

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Formulário captação

Preencha os campos abaixo pra continuar