Manter os colaboradores motivados deve ser uma das prioridades de toda empresa, uma vez que os funcionários são os principais responsáveis pelos resultados alcançados pela organização.
A motivação envolve salário, ambiente, satisfação, qualidade de vida no trabalho, relações interpessoais, entre muitas outras coisas relacionadas às necessidades do ser humano. Quanto mais satisfeito estiver o funcionário, maior será sua motivação e o grau de comprometimento.
O setor de Recursos Humanos da empresa é um dos grandes responsáveis por administrar e motivar os colaboradores, garantindo produtividade e resultados. Isso porque a função do RH é justamente selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa, proporcionando bem-estar, gerando qualidade de vida e cuidando para que os interesses da organização e dos colaboradores estejam alinhados.
Métodos utilizados pelo RH para motivar os funcionários
– Programação, implementação e aplicação de workshops, cursos e treinamentos relacionados ao desenvolvimento pessoal e técnico;
– Administração das potencialidades de processos organizacionais;
– Gerenciamento de pessoas;
– Integração dos setores da companhia;
– Acompanhamento do clima da empresa;
– Observação do grau de comprometimento dos funcionários;
– Elaboração de planos para trabalhar a motivação sempre que necessário;
– Identificação do foco dos problemas e conflitos, analisando as causas e buscando soluções adequadas;
– Estímulo do autoconhecimento e do contato com as emoções individuais;
– Análise das condições de trabalho, bem como salários e benefícios em comparação ao mercado e aos concorrentes;
– Observação constantemente das relações de comando;
– Desenvolvimento e gerenciamento de planos de carreira;
– Análise de estratégias institucionais;
– Diagnóstico da necessidade de melhorar o nível de satisfação dos colaboradores;
– Avaliação da satisfação dos colaboradores em relação aos regulamentos, regras, procedimentos, recompensas e apoio recebido dos superiores.
Perspectiva: Plano de Carreira
Colaboradores que não veem oportunidade de crescimento acabam não se comprometendo e vivem um dia após o outro apenas fazendo a sua parte, sem propor ideias e inovação. Todos perdem com esse tipo de comportamento: os colaboradores, a empresa, os clientes e a economia.
Uma das ferramentas mais utilizadas para elaborar um planejamento que estimule o crescimento e a motivação do colaborador é o Plano de Carreira. Trata-se de um guia que reúne metas, objetivos e etapas, servindo como direcionamento e planejamento para o crescimento profissional de uma pessoa — é como uma rota que precisa ser traçada para chegar a um destino.
Tanto o RH como os líderes podem acompanhar, motivar, orientar e ajudar na elaboração do Plano de Carreira de um funcionário. Se você está desmotivado ou com algum problema relacionado ao seu trabalho, não deixe de procurar o RH da sua empresa e saiba que eles estão ao seu lado para facilitar sua vida profissional.
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