Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

Ao escolher mudar de profissão, automaticamente se torna necessário lidar com inseguranças, incertezas, novos desafios e diversos outros temores que podem levar muitos profissionais a simplesmente se contentar com seu atual estágio de desenvolvimento na carreira.

Mas nada de desânimo! Confira as dicas do SBie sobre o que fazer quando se resolve mudar de profissão:

Principais razões para mudar de profissão

Antes de qualquer coisa, reflita sobre a razão de você estar querendo mudar de profissão. No geral, os motivos mais comuns que levam uma pessoa a buscar mudanças são:

Falta de perspectiva

Esse é um dos problemas mais comuns entre as pessoas que se encontram insatisfeitas com seu trabalho atual. Normalmente, a queixa diz respeito à falta de perspectiva de promoção e desvalorização por parte do chefe.

Insatisfação salarial

A insatisfação salarial se tornou um motivo bastante frequente de desligamento de profissionais das empresas. A lógica é simples: não é possível negligenciar a necessidade de pagar as contas do dia a dia e, por mais que você ame sua profissão e queira continuar na mesma área, é preciso receber o suficiente para se manter.

Busca por tranquilidade

Muitas pessoas atingem um estágio na carreira no qual não querem mais lidar com determinados problemas ou ter que enfrentar desafios profissionais diariamente. Nesse contexto, muitos acabam decidindo mudar para uma área de trabalho mais tranquila, por mais que isso signifique menores salários e benefícios.

Ausência de prazer

É preciso ter cautela em relação a esse motivo. Afinal, a falta de prazer no cotidiano de trabalho pode decorrer de problemas passageiros. Então, se essa é sua maior queixa no momento, reflita sobre sua insatisfação, avaliando se ela é permanente — e impossível de ser contornada — antes de tomar qualquer decisão definitiva.

Dicas para quem quer mudar de profissão

Reflita sobre sua motivação

O primeiro passo para quem pensa em mudar de profissão é considerar bem as razões pelas quais se cogita implementar tal mudança. Afinal de contas, certamente alguns benefícios acumulados ao longo dos anos se perderão nesse percurso, e será necessário lidar com o desafio de começar do zero em uma área relativamente nova, adaptando-se a novos contextos profissionais.

Leve em conta aspectos pessoais

Leve em consideração os aspectos da sua vida pessoal que podem ser afetados com a mudança de carreira. A nova área de trabalho exigiria viagens constantes e muitas horas de trabalho no escritório? Como sua família reagiria a isso? Como essas transformações de rotina refletiriam sobre seus planos de aposentadoria, férias e hábitos de trabalho?

É importante avaliar todos esses aspectos, já que eles podem ser determinantes para uma mudança profissional ou, se for o caso, para a manutenção do seu emprego atual.

Considere sua trajetória profissional

Também é imprescindível considerar sua trajetória profissional antes de tomar uma decisão. Isso significa, por exemplo, valorizar seus aspectos mais fortes do ambiente de trabalho atual, considerar a real demanda por sua experiência — ainda que em outra área — e refletir sobre o acúmulo de conhecimentos que poderiam ser usados na nova profissão.

Planeje-se para a transição

Se, depois de analisar tudo isso, você continua decidido a realmente fazer a transição, está na hora de fazer o planejamento de carreira para colocar a mudança em prática. Lembre-se: sair da zona de conforto é difícil, mas mudanças também podem ser bastante positivas.

Estude e atualize-se

Como o mercado de trabalho mudou muito nos últimos anos, é imprescindível que você se atualize e estude novos temas. Volte à rotina de estudante, avaliando criticamente o cenário, fazendo cursos de atualização ou especialização, técnicos e de pós-graduação, a fim de construir um currículo ideal para sua nova área de atuação.

Evite idealizações

Pesquise e entenda o mercado para saber exatamente como andam as possibilidades do cenário no qual você pretende atuar. Tomar esse cuidado prévio ajusta expectativas e evita frustrações.

Prepare seu currículo

Procure anúncios de vagas na nova área que quer atuar e pense: você preenche todos os pré-requisitos? Em caso negativo, é hora de arregaçar as mangas e construir um currículo ideal para a vaga de trabalho que deseja ocupar.

Construa um bom networking

Ainda que não seja sua área de atuação profissional, estabeleça contatos e fomente relacionamentos já pensando na área da qual almeja fazer parte. Esse networking pode ser fundamental para eventuais indicações e contratações.

Organize-se financeiramente

Para que a transição não envolva riscos de endividamento e grandes dificuldades financeiras, planeje-se. O ideal é ter uma reserva financeira, planejando quanto tempo poderá sobreviver com essas economias.

Prepare-se para entrevistas

A procura por um novo emprego exige que você participe de entrevistas e processos seletivos. Até mesmo para quem já está no mercado há algum tempo, essa fase pode ser extremamente estressante.

Por isso, esteja preparado para esse momento e pesquise tudo sobre o empregador, levantando todas as informações sobre a vaga oferecida e tendo na ponta da língua os motivos que o levaram a mudar de profissão.

Mantenha a segurança

Essa é uma dica que também se relaciona à estabilidade financeira. É mais tranquilo passar pelo processo de transição para uma nova profissão quando existe uma segurança no trabalho, com a qual é possível contar até o terreno firmar do outro lado. Ao se manter ao máximo em seu emprego atual, você lidará melhor com eventuais rejeições, pois saberá que está seguro.

Persista

Infelizmente, coisas boas não costumam acontecer “do nada”. Por isso, é fundamental ser persistente, insistindo nos objetivos que traçou em seu Plano de Carreira e sem desistir logo que ouvir o primeiro “não”.

Lembre-se de que nada é definitivo

Por mais que, no momento, essas mudanças possam parecer drásticas e definitivas, lembre-se de que é sempre possível procurar novas oportunidades e até mesmo voltar a trabalhar em sua antiga área de atuação. Então, mantenha a calma, foque no propósito maior e siga em frente.

Agora que você já sabe exatamente quais passos tomar antes de efetivamente mudar de profissão, que tal colocar essas dicas em prática? Já passou por essa transição em sua carreira? Tem dicas próprias para dividir com os outros leitores? Deixe aqui seu comentário e participe!

Imagem: © Depositphotos.com / alphaspirit

Posts Relacionados

Em um mundo repleto de prazos apertados, demandas pessoais e

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Formulário captação

Preencha os campos abaixo pra continuar