Em um mundo com tantas possibilidades, fica difícil escolher um caminho profissional a seguir. Podemos comparar a escolha do caminho profissional a uma compra no supermercado: você precisa comprar uma pasta de dentes ou um sabonete, mas não tem certeza de qual marca e sabor são os melhores para você. Assim, você é capaz de ficar dezenas de minutos para tomar uma decisão.
A mesma coisa acontece com quem não tem uma vocação profissional bem definida. Imagine todas as opções de profissão em uma prateleira de mercado e um jovem, que ainda está começando a fazer suas escolhas e não tem autoconhecimento suficiente para saber o que é melhor para sua vida, precisa optar por uma delas. É um momento de muitas dúvidas, incertezas e medos.
Para ajudar nessas situações, existem diversos testes de personalidade, autoconhecimento e preferências — elaborados por psicólogos e profissionais especializados em emprego e carreira. Dentre eles, destaque para o teste de vocação profissional, que ajuda vestibulandos e profissionais em atividade a escolher seu futuro profissional.
Como funciona o teste de vocação profissional
O teste de vocação profissional verifica as tendências e interesses de uma pessoa diante do universo das profissões e carreiras disponíveis no mercado de trabalho e nas faculdades e universidades.
Este teste é capaz de identificar as tendências e interesses não apenas de acordo com as grandes áreas do conhecimento (exatas, biológicas, humanas), mas apontando as afinidades dentro de cada campo. Na maioria dos modelos, as perguntas exploram preferências, habilidades e objetivos, apontando quais profissões são mais adequadas a cada perfil.
O que fazer quando o teste de vocação não corresponde às expectativas?
Embora seja muito revelador, o teste vocacional não mostra informações definitivas e não deve ser o único aspecto a ser levado em conta na hora de escolher a profissão.
Em geral, os modelos mais comuns de teste de vocação apontam apenas as habilidades mais destacadas da pessoa, que indicam qual profissão está mais relacionada com elas. Entretanto, esses testes não consideram outros pontos importantes da personalidade de uma pessoa, como: suas crenças, valores, história de vida, experiências, influências e referencias.
Portanto, se o seu teste não atendeu às suas expectativas, não desista. Continue sempre em busca do seu autoconhecimento, de entender seu mundo, suas preferências, potencialidades, limitações e escolhas.
Exercícios para ajudar a descobrir a sua vocação
Sua vocação está relacionada com a forma como você aprendeu a viver. Por isso, relembre de coisas importantes como:
– O que você mais gostava de brincar quando criança?
– Durante a infância, o que sonhava em ser quando adulto?
– Quais assuntos costumavam despertar seu interesse?
– O que você faz de olhos fechados e nem vê a hora passar?
– Quais são seus maiores talentos? Para que as pessoas lhe procuram?
– Quais são suas limitações?
Com bastante atenção, ouça o que seu coração tem a dizer e o que sua história diz sobre você. Lembre-se: todas as respostas estão dentro de você!
Imagem: © Depositphotos.com / maurus