Um trauma emocional é caracterizado pelo abalo emocional diante de uma experiência ou acontecimento. Na rotina de trabalho, este tipo de problema pode desequilibrar o indivíduo e comprometer sua produtividade. Veja algumas dicas de Inteligência Emocional que podem lhe ajudar a impedir que o trauma emocional prejudique sua carreira:
Como evitar que um trauma emocional prejudique o trabalho
Aprenda
O primeiro passo para superar um trauma emocional é encontrar o aprendizado por trás da dor. Todos os acontecimentos têm alguma coisa a ensinar, inclusive as experiências ruins.
Não lute contra a vida
Não fique remoendo situações que não foram causadas por você, como a morte de alguém querido, o abandono paterno ou materno, um acidente ou a ocorrência de uma doença. Não lute contra coisas que estão fora do seu controle e que não dependem de você.
Entenda o sentido que você dá ao trauma
Questione o sentido que você tem dado aos acontecimentos da sua vida. O trauma emocional lhe tornou uma pessoa mais forte ou mais frágil? Você fala sobre o acontecimento como uma superação ou como uma vítima? Perceba no que você transformou esse trauma emocional e qual sentido você poderia dar para amenizar a dor.
Cuide das emoções
Não importa como ou quando o trauma emocional foi gerado: ele estará sempre no seu subconsciente, seja como uma memória que trouxe aprendizado ou como uma dor que cria mecanismos inconscientes de proteção.
Muitas pessoas não conseguem encontrar o equilíbrio emocional porque estão presas a um trauma que foi reprimido e ainda causa dor. É impossível voltar no tempo e mudar o que já aconteceu, mas você pode dar novos significados e interpretações a esses acontecimentos, impedindo que eles prejudiquem sua vida.