Estima-se que 90% das empresas brasileiras sejam familiares e que, para cada 100 organizações deste tipo, apenas 30 cheguem à segunda geração da família. Isso acontece porque muitas pessoas deixam que as relações profissionais se misturem aos problemas familiares, gerando conflitos organizacionais que não surgiriam em outros tipos de empresa.
Além de prejudicar o ambiente de trabalho e a empresa como um todo, os conflitos organizacionais podem afetar as relações familiares, gerando brigas e rupturas desnecessárias.
Principais desafios das empresas familiares
– Informalidade e ausência de regras claras, o que leva à falta de disciplina e ao comodismo;
– Dificuldade de separar os laços afetivos das relações profissionais;
– Muitas pessoas envolvidas nas tomadas de decisão, ou seja, ausência de um comando central;
– Confusão entre as contas pessoais e as contas da empresa;
– Hábito de empregar familiares e amigos apenas para ajudar, sem levar em consideração as necessidades da empresa;
– Falta de planejamento;
– Dificuldade de conciliar ação e planejamento;
– Divergência de interesses;
– Descapitalização da empresa diante de um imprevisto familiar;
– Falta de foco nos resultados, lucros e crescimento da empresa.
Conflitos entre gerações
Outro fator que intensifica os conflitos organizacionais em uma empresa familiar é o choque de gerações. Quando os herdeiros entram em campo, é comum que comecem a surgir divergências na forma de administrar o negócio. A tendência é que a nova geração não tenha medo de inovar e expandir os negócios, enquanto os fundadores prezam pela tradição e não querem abrir mão do que foi construído por eles.
Inteligência Emocional para conciliar conflitos em empresas familiares
É natural que as emoções se aflorem mais facilmente em relações familiares. Uma das formas mais eficientes de resolver esses conflitos organizacionais é usar a Inteligência Emocional, priorizando que as decisões e ações da empresa não sofram interferências emocionais.
É preciso ter controle emocional para desenvolver uma mentalidade racional e profissional na condução dos negócios. Os interesses pessoais e as emoções devem dar lugar à missão da empresa e ao profissionalismo, separando cuidadosamente as relações e os ambientes.
Os comportamentos que você tem na sua casa ou junto com a sua família nem sempre são os ideais para o contexto profissional. Uma gestão profissionalizada — com transparência e regras de condutas que são seguidos por todos, inclusive fundadores e herdeiros — pode minimizar significativamente os conflitos organizacionais.
Se você quer desenvolver a sua Inteligência Emocional e acabar com os conflitos familiares dentro da empresa, veja como o Método LOTUS pode lhe ajudar.
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