Você sabia que pessoas inseguras são mais estressadas que as pessoas autoconfiantes? Quem é inseguro não se sente capaz de realizar as coisas e, por isso, se cobra muito e gera um alto nível de estresse. Para o inseguro, nada do que ele faz é suficiente e qualquer pequena atividade se torna um grande projeto, fazendo com que o indivíduo fique sobrecarregado e estressado.
O que é insegurança?
A insegurança é um estado emocional causado pelo sentimento de inferioridade. A pessoa insegura acredita que não é boa o suficiente para realizar determinada tarefa ou para ser amada, aceita e reconhecida pelos outros. Quem é inseguro sempre acha que as outras pessoas são superiores a ela, que merecem ser mais amadas e alcançam melhores resultados.
O que torna uma pessoa insegura é o medo: medo de fracassar, de se frustrar, de desistir, de ser rejeitado, de ouvir críticas ou de perder alguém importante. Embora o medo seja um importante mecanismo de proteção que leva o indivíduo a pensar antes de agir, muitos medos podem ser prejudiciais e limitantes.
Características de pessoas insegura no trabalho
- Têm medo de arriscar, perdendo diversas oportunidades;
- Não sabem dizer não, pois acreditam que precisam ser boazinhas para serem aceitas;
- Não conhecem suas habilidades e potenciais, enxergando apenas suas limitações;
- São perfeccionistas e nada do que fazem é suficiente;
- Apresentam tendência à procrastinação por medo de errar, deixando tudo para última hora;
- Possuem dificuldade de receber críticas;
- Têm de ser rejeitadas e desaprovadas;
- Buscam por reconhecimento externo, pois não são capazes de se reconhecer;
- Apresentam o hábito de se comparar injustamente com as outras pessoas, olhando apenas seus pontos negativos e os pontos positivos dos outros;
- Possuem a crença de que são incapazes de realizar as tarefas;
- São incapazes de falar o que pensam e expor suas ideias;
- Têm a necessidade de inferiorizar as outras pessoas para se sentirem superiores;
- Apresentam dificuldade de crescer, pois não se sentem merecedores.
Autoconhecimento e autoconfiança
Para vencer a insegurança é necessário aprender a confiar e gostar de si mesmo. A melhor forma de fazer isso é por meio do autoconhecimento, pois você certamente não confia em alguém que não conhece.
Saiba quem você é, identifique seus medos e saiba o que te faz feliz. Você precisa saber quais fatores motivam ou desmotivam você, quais são suas qualidades e seus pontos fracos. Você só aprenderá a se amar e confiar em si quando tiver uma relação positiva com você.
O autoconhecimento é o principal combustível para você se libertar dos processos inconscientes e fazer escolhas conscientes em sua vida. O Método LOTUS é um treinamento que traz visão ampla sobre sua vida e como você pode se libertar de crenças limitantes e comportamentos que paralisam seu desenvolvimento.