A Psicologia Organizacional é uma área de atuação da psicologia voltada para o trabalho e o trabalhador. Desde que começou a atuar no mundo corporativo, esta disciplina tem mostrado que o principal combustível para manter os funcionários felizes e eficientes é a motivação. Quem está desmotivado não consegue usar todo o seu potencial e alcançar os resultados esperados.
Um dos principais objetivos da Psicologia Organizacional, portanto, é manter os colaboradores motivados, promovendo qualidade de vida no trabalho, reduzindo conflitos internos e aumentando a eficiência dos profissionais.
Para manter todos motivados, é fundamental conhecer os fatores que motivam e desmotivam os colaboradores. Isso pode ser feito por meio da aplicação de estudos de personalidade e da análise do comportamento humano, entre muitas outras técnicas de psicologia.
Como a Psicologia Organizacional atua
O ser humano é constantemente estimulado por fatores internos e externos que são capazes de gerar comportamentos positivos ou negativos, de realização ou de destruição. Nesse sentido, estudar os fatores psicológicos que fazem parte do ambiente organizacional é fundamental para entender as relações interpessoais e solucionar problemas relativos ao desempenho individual.
Ferramentas utilizadas pela Psicologia Organizacional
– Mapeamento do perfil dos colaboradores e gestores: proporciona uma visão sobre a dinâmica dos relacionamentos interpessoais e levanta pontos fortes e fracos individuais para o direcionamento adequado de tarefas;
– Mapeamento dos modelos de gestão utilizados: traz a compreensão de como os modelos interferem positiva ou negativamente no desenvolvimento e desempenho dos profissionais;
– Avaliações de Desempenho (AD): aponta como o colaborador está se autoavaliando e avaliando a sua equipe, a fim de obter um feedback realista e completo;
– Pesquisas de Clima Organizacional (PCO): coleta dados dos funcionários sobre suas percepções em relação à empresa, o que afeta diretamente suas atividades, bem como sua motivação e desempenho;
– Planos de Carreira: auxilia o colaborador na elaboração do Plano de Carreira, traçando metas de acordo com suas capacidades e expectativas;
– Treinamentos: possibilitam integração entre as pessoas de uma equipe e da organização como um todo, desenvolve habilidades de liderança e autoconhecimento.
Motivação para alcançar resultados e satisfação
O papel do psicólogo organizacional é manter os colaboradores motivados por meio de atividades que geram consciência, autoconhecimento, satisfação, conforto e segurança.
A partir do mapeamento geral da organização e dos seus colaboradores, é possível identificar pontos a serem explorados, pontos de melhoria, além de criar estratégias para eliminar problemas, melhorar o ambiente de trabalho e trazer qualidade de vida ao ambiente de trabalho.
Encontre a motivação que está procurando
Se você acha que seus colaboradores estão desmotivados e não sabe por onde começar, invista no desenvolvimento pessoal deles e perceba como eles podem trazer muito mais resultado quando estão felizes. Conheça o Método LOTUS, que tem restaurado centenas de equipes e empresas por meio do desenvolvimento da Inteligência Emocional.
Imagem: © Depositphotos.com / pressmaster