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© Depositphotos.com / Rangizzz É de extrema importância que a empresa faça uma boa gestão de pessoas para alavancar o desempenho de seus colaboradores.

Um dos maiores desafios enfrentados pelos líderes é gerenciar sua equipe para que ela alcance os resultados almejados pela empresa. Além de conduzir os colaboradores em direção ao sucesso, um bom gestor tem a função de identificar talentos e manter todos motivados a dar o melhor de si nos projetos empresariais.

A habilidade da empatia (que é a capacidade de compreender o sentimento ou reação de outra pessoa imaginando-se nas mesmas circunstâncias), de entender o que motiva cada um e de saber ouvir os funcionários são algumas das características essenciais para gestores, e demonstram equilíbrio emocional no ambiente corporativo.

Uma boa gestão de pessoas é fundamental para alavancar o desempenho da equipe. Foi-se o tempo que o chefe linha dura era valorizado dentro das empresas e reinava absoluto: a liderança autoritária perde espaço a cada dia, dando lugar para uma atuação mais democrática e voltada para o desenvolvimento das pessoas que formam o time.

Dicas para ter equilíbrio emocional em projetos empresariais

Tenha empatia

Conheça quem trabalha diariamente com você. Para isso, inclua momentos de descontração na rotina coorporativa e faça o possível para se aproximar dos funcionários. Dedique-se a entender a história de vida de cada um, bem como seus sonhos e sua rotina.

Entenda o momento de cada um

Saber analisar o contexto é importantante, assim como entender a melhor forma de se comunicar com a equipe. Existe hora para tudo: repreender cobrar, valorizar e ceder.

Saiba ouvir

Saber ouvir traz confiança. Dê espaço para que os funcionários possam exprimir suas opiniões, sugestões e críticas, fazendo com que sua equipe se sinta valorizada.

Saiba delegar

Não é necessário se envolver em todos os detalhes dos projetos empresariais. Uma equipe alinhada, com uma boa comunicação e objetivos claros, tem plena capacidade para atingir os resultados esperados.

Aposte no feedback assertivo

Converse com seus funcionários individualmente e sempre comece falando algo positivo, para que o colaborador possa abrir suas percepções e ficar mais acessível. Após destacar os bons resultados, fale sobre os pontos que precisam ser melhorados. Finalize com um incentivo e deixe claro que você confia na capacidade do funcionário em aprimorar sua capacidade e executar as tarefas com maestria.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Competência profissional e intelectual não garantem um bom desempenho como gestor: se não houver equilíbrio emocional, o líder corre o risco de tratar sua equipe de modo insensível e arrogante, prejudicando os relacionamentos e o rendimento de toda a equipe. Desenvolva sua inteligência emocional com o Método LOTUS — um treinamento que propõe um entendimento profundo emoções.

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