Ser assertivo é saber se posicionar de forma firme e educada, é saber dizer sim quando essa for a resposta mais adequada, mas também saber dizer não quando necessário. Uma pessoa assertiva sabe se comunicar de forma segura e passar uma mensagem sem manipular os outros.
Pessoas que não possuem o poder da assertividade, por sua vez, apresentam alguns comportamentos que tornam as relações mais difíceis: não sabem dizer não, fazem tudo o que pedem a ela, não conseguem nem pensar em pedir um favor, não dizem o que pensam, explodem a qualquer momento e não são seguras de suas ideias.
Assertividade x Agressividade
Muitas pessoas confundem assertividade com agressividade. A agressividade está associada à arrogância, que surge quando a autoconfiança se torna excessiva. Pessoas agressivas costumam impor suas ideias e usar o poder em benefício próprio, sem ouvir ideias e sugestões de outras pessoas e tornando-se manipulador.
Pessoas assertivas, por outro lado, dizem o que é preciso ser dito, são objetivas, honestas, transparentes e sabem ouvir a opinião dos outros. Com essa atitude, sempre respeitosa e séria, são capazes de conquistar a credibilidade e confiança das pessoas.
Como se tornar uma pessoa assertiva no trabalho
No mundo corporativo, a habilidade de ser assertivo é fundamental para construir uma carreira de sucesso e manter um ambiente de trabalho positivo e produtivo, especialmente para os líderes. Veja a seguir como se tornar uma pessoa assertiva no ambiente profissional:
Planeje
Organize suas metas e pensamentos antes de expô-los às pessoas e, se possível, sempre compartilhe suas ideias com a intenção de ampliá-las.
Confie em você
A autoconfiança é a principal característica das pessoas assertivas. Mas não deixe de ser humilde e reconhecer que nem sempre você estará certo.
Use sua Inteligência Emocional
Não deixe que as emoções dominem sua vida. Em momentos de pressão, respire fundo e avalie a situação e o que pode fazer a respeito. Se estiver com raiva, dê uma pausa, respire fundo e tente encontrar equilíbrio para agir ou falar com alguém.
Sugestione
Exponha seus pensamentos e opiniões com tranquilidade, sempre propondo sugestões e evitando entrar em conflito com as coisas que você não concorda.
Ofereça soluções
Em vez de tentar encontrar culpados, foque nas causas e soluções dos problemas.
Seja específico
Sempre que for delegar uma tarefa, deixe claro seu objetivo e coloque data e horário para a conclusão da atividade.
Seja pacífico
Proponha soluções que atendam aos interesses de todas as pessoas envolvidas, sem usar o poder da hierarquia em benefício próprio.
Seja resiliente
Não se desespere quando algo não sair conforme o planejado, aprenda com os imprevistos e tenha resiliência para continuar pensando nas próximas ações necessárias para alcançar os objetivos.
Perceba o contexto das situações
Escolha a ocasião e o momento certo de falar. Perceba se a pessoa está aberta a uma conversa ou pedido e, a não ser que seja uma urgência, espere pelo momento mais adequado. Um pedido ou comentário fora de hora pode gerar resistência e desespero em alguma tarefa que pode ser bem simples.
Use sua expressão corporal
Olhe nos olhos, mantenha a postura ereta, gesticule sutilmente, mantenha o tom de voz suave e firme, não cruze os braços e deixe seu corpo se comunicar positivamente, sem inibir o ouvinte.
Desenvolva as suas habilidades
Se você quer desenvolver suas habilidades pessoais e comportamentais para ter mais credibilidade, conheça o Método LOTUS — um treinamento que despertará todo o potencial que já existe em você, mas que pode estar adormecido.
Imagem: © Depositphotos.com / baranq