Há algumas semanas a separação de Fátima Bernardes e William Bonner virou assunto na internet. Logo em seguida foi a vez do casal hollywoodiano Angelina Jolie e Brad Pitt anunciarem o divórcio, causando nova comoção entre os internautas.
Em geral, a vida afetiva das celebridades é alvo de interesse dos fãs e influencia sua forma de ver a vida, causando felicidade, tristeza e até afetando a percepção em relação ao amor. Isso acontece principalmente por conta das redes sociais e da velocidade com que as fotos e informações são divulgadas, criando a sensação de proximidade e envolvimento com os famosos e suas vidas.
Por que a vida dos famosos é tão importante?
A sociedade vive uma inversão de valores em que os indivíduos associam a felicidade ao status, poder e dinheiro — exatamente o estilo de vida que as celebridades vivem. Por isso, a maioria das pessoas acredita que os famosos não têm problemas e são felizes o tempo todo.
Quando um casal de celebridades se separa, portanto, a tendência é que as pessoas se questionem sobre quais problemas poderiam existir em uma vida tão perfeita e feliz. Além disso, uma vez que os famosos são figuras públicas, é natural que suas relações se tornem referência e haja um vínculo emocional dos fãs com o casamento do ídolo.
Envolvimento emocional
Segundo Rodrigo Fonseca, especialista em Inteligência Emocional e presidente da SBie, as pessoas fazem projeções o tempo todo. Sempre que alguma coisa externa acontece, o indivíduo acessa suas próprias memórias, despertando emoções positivas ou negativas.
Ao receber a notícia de um divórcio — seja de um famoso ou de algum amigo ou parente — é natural que a pessoa fique abalada e reflexiva, tentando descobrir a causa da separação, a dor ou a revolta que os envolvidos estão vivenciando.
O espelho
Se você está vivendo um casamento infeliz e não tem coragem de se separar, certamente será afetado por todo divórcio, podendo se sentir frustrado ou finalmente tomando a coragem necessária para agir. Se você vive um casamento feliz, por outro lado, pode se sentir triste pela perda do outro.
Como seres humanos, nos envolvemos com as relações e sentimentos dos outros. Uma vez que as emoções são contagiosas, conseguimos sentir a mesma alegria ou tristeza de pessoas que amamos e são referências em nossas vidas, pois estamos conectados a elas.
Apesar disso, jamais devemos pensar que o amor acabou apenas porque um casal se separou: se eles tomaram essa decisão, é preciso seguir em frente e ir em busca da felicidade.