A amizade entre homens e mulheres faz parte do cotidiano. Nesse contexto, o que devemos fazer quando começamos a enxergar o amigo com outros olhos? Ou quando percebemos que um amigo está tentando chamar nossa atenção? Como saber se a pessoa está “dando mole” ou está apenas sendo gentil por causa da amizade?
Saber diferenciar a amizade de um flerte impede que você crie uma falsa ilusão e acabe se decepcionando, garantindo também que você não deixe o amor da sua vida passar.
Como saber se é namoro ou amizade?
A linguagem corporal e o tipo de relação podem indicar se a relação tende mais para namoro ou para a amizade. Se você está com dúvidas e não entende direito a relação que mantém com uma pessoa, vale a pena ficar atento aos seguintes pontos:
Frequência de conversas
– Namoro: se falam o tempo todo, mesmo quando não há assunto;
– Amizade: só conversam quando se encontram, quando é possível ou quando há algum assunto muito relevante a ser tratado.
Tipo de papo
– Namoro: conversam sobre sentimentos, sonhos e planos juntos;
– Amizade: falam sobre os amigos, amenidades e sobre coisas que estão rolando na internet.
Quando saem juntos
– Namoro: conversam, trocam ideias mais profundas, fazem companhia e nem se preocupam muito em interagir com outras pessoas;
– Amizade: cada um fica na sua, ambos interagem com pessoas desconhecidas, falam besteira e dão muita risada juntos.
Entre amigos
– Namoro: há troca de olhares, um ri sempre do que o outro fala, os dois ficam sempre perto um do outro e fazem brincadeiras que podem deixar as outras pessoas sem graça;
– Amizade: conversam com todos e geralmente fazem brincadeiras para sacanear.
Quando rola uma paquera ou comentário sobre um pretendente
– Namoro: fecham a cara, mudam de assunto, mas não conseguem esconder o desconforto;
– Amizade: incentiva a paquera e fazem brincadeiras sobre o assunto.
Quando ficam sem se ver
– Namoro: encontram uma desculpa para se encontrar e um sente falta do outro;
– Amizade: falam como se tivessem se visto no dia anterior, e nem comentam sobre os dias que passaram longe.
Aprenda a se ouvir
Para diferenciar se você tem uma relação de amizade ou se ela pode virar um namoro, o mais importante é ouvir seu coração e ser verdadeiro com você mesmo. O que seu coração lhe diz? O quanto você está aberto às possibilidades? Se existe uma dúvida entre namoro ou amizade, já não é um indício de que você já considera a possibilidade de existir algo mais?
Conheça seus sentimentos, aprenda a lidar com suas emoções e saiba ouvir os sinais. O seu interior sabe de tudo sobre você, portanto, todas as respostas que você procura estão dentro de você.
Imagem: © Depositphotos.com / toxawww