Nos dias atuais não é difícil encontrarmos muitas pessoas que vivem a vida inteira sem perspectivas e sem entender de forma clara sua missão ou seu propósito. Geralmente essa é uma situação comum para aqueles que não desenvolveram o autoconhecimento. Pessoas que vivem sem a consciência da origem de seus pensamentos e emoções, tendem a procrastinar ao invés de desenvolver a capacidade de tomar as rédeas da própria vida, e consequentemente, sobre a forma que se expressam. É preciso entender o que acontece dentro, para entender o que e como se desdobra para fora. Enxergar a influência das suas Origens e a si mesmo é fundamental para você conduzir suas escolhas de forma sincera com você mesmo, e a meditação é bom jeito de começar.
Quero me conhecer!
Se você quer e está disposto a começar a jornada do autoconhecimento, a meditação é uma ferramenta valiosa para você trabalhar. Pois, com a sua prática você adquire a capacidade de observar e analisar seus pensamentos, emoções e ações do ponto de vista de uma 3ª pessoa. Dessa maneira você adquire maior consciência da forma que responde às situações externas e o que realmente te faz feliz.
De acordo com um estudo divulgado pela Universidade de Harvard, foi comprovado que em 47% do tempo nossa mente está dispersa com diversos pensamentos. Quando você domina a capacidade de se auto avaliar, você começa a prestar mais atenção e enxergar muitos padrões de comportamento automatizados. Ou seja, comportamentos que você não tinha consciência e podiam até mesmo ser destrutivos para sua saúde física e mental, por exemplo, os vícios.
Conforme você aprende sobre a origem de todas essas questões internas e invisíveis, você adquire maior consciência sobre quem você realmente é e sobre qual é o seu propósito de vida.
Como começar a meditar?
É muito comum as pessoas acharem que meditar é esvaziar a mente de todos os pensamentos, ou simplesmente parar de pensar em tudo. A prática de “desligar a mente” é um mito, de acordo com o neurocientista e fundador do Center for Healthy Minds, Richard Davidson. Na verdade, a prática é a condução da mente, dos pensamentos e das emoções para um estado de tranquilidade e equilíbrio.
Para começar a praticar, você só precisa estar em um lugar tranquilo e fechar os olhos, focando a sua atenção na sua respiração ou em uma palavra positiva (amor, paz, felicidade, etc.). Insira como um hábito na sua agenda e pratique diariamente por cerca de 5 a 10 minutos.
Benefícios da meditação para o corpo e a mente
A prática da meditação produz resultados muito promissores com relação ao mindset de uma pessoa. Conforme desenvolve também a tranquilidade, o foco e o maior controle sobre a negatividade. Consequentemente, gera melhoras como a diminuição da ansiedade, insônia, estresse, entre diversos outros desequilíbrios. Assim a forma de lidar com frustrações e estresse do dia a dia acabam sendo situações mais simples de lidar.
Como você já deve ter notado, a meditação possui incontáveis benefícios. E além dos citados para a mente, também é possível notar melhoras no corpo. Por exemplo, em casos de distúrbios alimentares, controle da pressão alta, diabetes e glicemia também.
Agora que você já sabe que a meditação é uma prática simples de ser adotada no seu dia a dia, comece agora mesmo, apenas fechando os olhos por 5 minutinhos do seu dia e permita-se cuidar de você!
Afinal, se não for agora, quando? E se não for você, quem fará?
Uma ótima Jornada para dentro do seu Mundo Invisível!
Entenda melhor sobre como desenvolver o Autoconhecimento: