O conceito de liderança situacional é a capacidade que um líder possui em se moldar as situações. Com esse perfil, o gestor consegue ajustar seu estilo de acordo com alguns aspectos:
- Maturidade dos colaboradores;
- Situação específica das demandas;
- Desempenho da equipe;
- Necessidades pontuais;
A liderança situacional possui uma relação direta com a motivação. Além de avaliar os funcionários de forma frequente e alterar sua maneira de liderar, esse tipo de gestão busca sempre modelos diferentes que se adaptem a situação encontrada.
Trata-se de um processo dinâmico que envolve todo o quadro de funcionários e tem como base o fator humano – quando se valoriza as potencialidades individuais.
Quais são as principais habilidades de um líder situacional?
- Diagnosticar as necessidades específicas de cada situação
- Ter a capacidade para se adaptar e conseguir transitar por vários estilos
- Sabe escolher qual o melhor estilo de liderança para o momento
O papel da Inteligência Emocional no desenvolvimento da liderança
Direcionar colaboradores de maneira saudável, harmoniosa e que dê resultados é o grande desafio de cada gestor. Para ser um bom líder, é preciso agir com um certo distanciamento e, ao mesmo tempo, delegar e motivar sua equipe.
Um bom líder entende que não é necessário dominar seus funcionários e sim, inspirá-los e desenvolvê-los. A busca por líderes competentes é cada vez maior no mercado corporativo e as organizações já entenderam que, mais que competências técnicas, é preciso investir com força em Inteligência Emocional para conduzir equipes que gerem resultados. Por isso, desenvolver competências emocionais é cada vez mais urgente para que as empresas desenvolvam e aprimorem suas características competitivas.
Se você ocupa um cargo de liderança e sente que precisa desenvolver suas habilidades comportamentais para conduzir sua equipe com mais equilibrio e sabedoria, conheça o Método LOTUS – um treinamento que já elevou os resultados de grandes corporações.