Os líderes são peças fundamentais para o desenvolvimento de equipes de alta performance e para o alcance dos resultados almejados pela organização. Suas principais funções consistem em identificar talentos e conduzir os colaboradores de forma que eles possam oferecer o melhor de si para o trabalho, mantendo-os sempre motivados e satisfeitos.
Tipos de liderança
O tipo de liderança exercitado nas empresas pode influenciar os colaboradores de maneira positiva ou negativa, gerando motivação ou desmotivação. A Teoria Comportamental, uma das principais teorias sobre o assunto, destaca três principais tipos principais de liderança: autocrática ou autoritária, democrática e liberal.
Liderança autoritária ou autocrática
Este tipo de líder se mantém focado apenas na execução de demandas e tarefas, seguindo rigorosamente as leis e as regras estabelecidas pela empresa. Esta liderança leva em conta apenas sua opinião, sem dar abertura para que os colaboradores opinem e contribuam com ideias.
O líder autoritário acredita que apenas ele deve definir o que, como, quando e em quanto tempo as tarefas serão feitas. Este tipo de liderança não valoriza as competências e os resultados da equipe, criando um ambiente de extrema pressão e cobrança. Em geral, este líder influencia a equipe de maneira negativa, gerando desmotivação e improdutividade.
Liderança democrática
Este líder aceita a contribuição de toda a equipe, pois acredita que a opinião de todos é importante para o resultado final. Além disso, este tipo de liderança mantém um bom relacionamento interpessoal com seus colegas e subordinados, colhendo comportamentos e contribuições positivas da equipe nos processos de trabalho.
Liderança liberal
Este é um profissional mais liberal, que não supervisiona seus subordinados o tempo todo, deixando todos à vontade para exercer suas atividades. Esta influência é positiva quando a equipe é madura o suficiente para caminhar com as próprias pernas e sabe exatamente quais resultados deve entregar.
Dicas para ser menos autoritário no trabalho
Ouça os colaboradores
Dê espaço para que todos os membros da equipe exponham suas opiniões e sugestões. Saber ouvir é uma habilidade que traz confiança e faz com que as pessoas se sintam valorizadas.
Conheça seus liderados
Não saia distribuindo atividades apenas por necessidade e demanda. Em vez disso, conheça o perfil dos seus liderados e direcione as atividades de acordo com as habilidades, gostos e personalidade de cada um. É importante entender o funcionamento de cada pessoa para obter o melhor que elas podem oferecer.
Sinta sua equipe
Saiba o momento certo e a melhor forma de se comunicar com a equipe. Existe momento para tudo — para cobrar, repreender, reconhecer e ceder —, e é importante saber analisar o contexto antes de agir, respeitando o momento da empresa e dos colaboradores.
Motive
Algumas pessoas são movidas por reconhecimento, enquanto outras gostam de desafios ou bonificações. Identificar o que mais motiva cada pessoa da sua equipe é essencial para que essas necessidades sejam atendidas e tragam vínculo entre líder e liderado.
Tenha flexibilidade
Saiba lidar com erros, falhas e reclamações sem passar por cima dos liderados ou só enxergar os pontos negativos. Faça críticas construtivas, dê sugestões e discuta soluções para melhorar o desempenho de cada pessoa da equipe, sempre de forma discreta e respeitosa.
Desenvolva empatia
Inclua momentos de descontração no dia a dia da empresa, aproximando-se dos colaboradores e entendendo a história de vida de cada um, bem como seus sonhos e sua rotina.