Com o passar do tempo, é natural que as relações acabem se desgastando. Porém, quando algum dos envolvidos é muito ciumento, a tendência é que o desgaste ocorra de maneira mais rápida e profunda. Isso porque o ciúme é desgastante para os dois lados: enquanto o ciumento vive lutando contra suas inseguranças, o alvo se sente pressionado e aprisionando.
Desconfiança, acusações, brigas e privações estragam momentos que deveriam ser prazerosos e, com o tempo, fica insustentável manter a convivência e o relacionamento. Se você tem uma namorada ciumenta que vive fazendo jogos emocionais, mas acredita que vale a pena lutar por esse amor, confira algumas dicas de como virar o jogo.
Tipos de ciúmes
O primeiro passo para melhorar seu relacionamento é entender qual o tipo de ciúme assombra sua namorada.
O ciúme patológico é caracterizado especialmente pela obsessão: o ciumento deixa de realizar suas atividades e se dedica a investigar e monitorar os passos da outra pessoa, podendo apresentar insônia, perda de apetite e sentimento constante de desconfiança. Nem a maior prova de amor pode reverter o ciúme patológico, pois ele está associado a questões psicológicas profundas e que precisam de tratamento específico.
O ciúme pontual, por sua vez, está associado a uma situação específica e pode ser considerado normal. Nesses casos, o enciumado não se sente ameaçado diante de todas as situações ou pessoas, e uma conversa sincera pode resolver a questão.
O ciúme provocado é aquele no qual a namorada ciumenta é alimentada por um namorado inseguro, que tem a necessidade de se autoafirmar e se tornar exclusivo. Este é um comportamento que geralmente é inconsciente, e o namorado provoca ciúmes para aliviar sua própria insegurança.
O que fazer para lidar com uma namorada ciumenta
Cuide de você
Por mais desgastante que seja a crise de ciúme, é possível que você se sinta amado e importante sempre que ela ocorre. Se isso acontece com você, vale ficar alerta para a possibilidade de você estar provocando o ciúme. Antes de reclamar das atitudes da sua namorada, cuide dos seus medos e inseguranças, aprenda a lidar com suas emoções e mude imediatamente seu comportamento.
Imponha limites
Se você não se identifica com a situação acima e acha que o problema realmente é com sua namorada, essas atitudes podem ajudar a lidar com essa situação:
– Coloque limites e estabeleça o seu espaço, sem abrir mão das coisas e pessoas só para ela se sentir segura;
– Confie em sua namorada para que ela também tenha motivos para confiar em você. Se quer que ela mude, seja um exemplo para essa mudança;
– Jamais minta para evitar discussões causadas por ciúmes, pois a mentira é capaz de abalar ainda mais a relação. Seja sempre verdadeiro e não esconda nada, demonstrando que você é confiável;
– Não dê motivos para que sua namorada desconfie de você, comporte-se sempre como uma pessoa comprometida;
– Incentive sua namorada a ter vida própria, o que inclui trabalho, atividades, amigos e contato com familiares;
– O ciúme causa sofrimento e sua namorada possivelmente tem razões psicológicas para ser ciumenta. Sutilmente, incentive que ela busque ajuda terapêutica para o ciúme e dê apoio durante o processo.
Desenvolvam Inteligência Emocional
O ciúme é consequência de uma série de questões psicológicas que precisam ser cuidadas e tratadas. Problemas como insegurança, autoestima, complexo de inferioridade e traumas de infância — que podem causar ciúme e tantas outras doenças emocionais — são causados pela falta de autoconhecimento e inabilidade de lidar com as emoções. Desenvolver a Inteligência Emocional é uma das principais formas de tratar essas questões e se libertar dos jogos emocionais destrutivos.