“Não chore! Pare de sentir! Se componha! Não seja bobão! Não deixe que te desrespeitem! Não deixe uma mulher de dominar! Faça sexo! Seja homem! Seja macho! Vira homem!”.
Essas são algumas das frases que os meninos e adolescentes ouvem ao decorrer da vida e se qualificam como masculinidade tóxica.
O Google BrandLab São Paulo constatou na pesquisa “A nova masculinidade e os homens brasileiros”, alguns dados que precisam de nossa atenção sobre a realidade do homem atualmente:
- Os homens se suicidam quase 4x mais do que as mulheres no Brasil;
- Os homens são os que mais morrem pela violência;
- Os homens do Brasil ocupam o 5º lugar na maior taxa de feminicídios do mundo;
- Mais da metade dos homens já foi chamado de “gay” ou afeminado por ter expressado algum sentimento;
- 83% das crianças brasileiras tem como primeira responsável uma mulher.
Fica claro a importância de desconstruir o que se entende sobre “homem”. Precisamos repensar sobre a educação que damos aos nossos filhos e também sobre nossas próprias crenças.
Isso pode levar tempo, mas é necessário começar agora para mudarmos o cenário da nossa geração e criarmos um novo para as gerações futuras.
Então, dá uma olhada nas dicas de documentários e livros que abordam o conceito de masculinidade e comece a sua própria desconstrução!
Documentários
O Silêncio dos Homens é um documentário que ouviu mais de 40 mil pessoas em questões a respeito da masculinidade.
No âmbito do movimento #ElesPorElas (HeForShe), o documentário “Precisamos falar com os homens? Uma jornada pela igualdade de gênero“ procura engajar homens e meninos para novas relações de gênero sem atitudes e comportamentos machistas.
O documentário “The Mask You Live In | A Máscara Em Que Você Vive” fala sobre a “crise dos meninos” nos EUA, explica como criar uma geração de homens mais saudáveis e apresenta entrevistas com especialistas e acadêmicos.
A série Quebrando o Tabu, no canal GNT, abordou em um dos seus episódios a “Masculinidade tóxica, violência doméstica e machismo”.
No Ted Talks “Como quebrar o ciclo da masculinidade tóxica”, o educador Eldra Jackson diz como ele desaprendeu lições sobre a masculinidade por meio de uma organização que lidera a terapia de grupo para homens encarcerados.
No Dia Nacional Anti-Bullyng, o Canadá lançou o vídeo “Boys Don’t Cry”, mostrando como fatores externos e uma educação conturbada pode gerar homens mais agressivos e propícios a diversos abusos.
Neste documentário “Como um grupo de homens lida com o feminismo e a masculinidade tóxica”, do O Globo, vários homens contam como é possível reformular o papel da masculinidade no século XXI.
Livros
O livro de contos “ELES”, de Vagner Amaro, apresenta personagens que afetam e são afetados em razão das ideias mais comuns sobre a identidade masculina.
O que realmente significa ser homem? “Fire in the Belly”, de Sam Keen, responde essa pergunta ao confrontar modelos ultrapassados que empobrecem, ferem e alienam homens. Em vez disso, mostra como os homens podem encontrar seu próprio caminho para entender os mistérios únicos de ser homem.
No livro “O homem subjulgado”, a autora Malvina Muszkat mostra como a imagem da masculinidade foi construída ao longo dos séculos e de que forma os homens foram proibidos de demonstrar seus medos e fraquezas.
Os homens modernos querem se liberar. Abandonar o complexo de Atlas, que os obriga a carregar o mundo nas costas, e aprender a se entregar. Trocar afeto com outros homens sem ter medo da homossexualidade. Participar do nascimento e criação dos filhos e afastar o fantasma do pai ausente. “O Mito da Masculinidade” fala sobre esses sentimentos.
“As cores da masculinidade, aborda questões sobre masculinidades negras, revela a fabricação da branquidade e da masculinidade hegemônica branca e combina pesquisa social agudamente observada, apresentando uma perspectiva pós-colonial particular sobre gênero, homens e masculinidade.
O livro “Os Deuses e o Homem: uma Nova Psicologia da Vida e dos Amores Masculinos”, é para quem quer compreender melhor os meninos e os homens, para aqueles que querem conhecer os arquétipos masculinos tanto nos homens como nas mulheres, ou descobrir algo a respeito de si mesmos em suas relações.
Veja mais: “Afinal, o que é Inteligência Emocional?“
A importância da Inteligência Emocional para desconstruir a masculinidade tóxica
No âmbito emocional, a pesquisa realizada para o documentário “O silêncio dos homens” (mencionado acima), deixou ainda mais claro que os homens da nossa sociedade se encontram com uma saúde emocional precária:
- 6 em cada 10 homens enfrentam um distúrbio emocional atualmente;
- 57% dos homens no Brasil afirmam que foram ensinados a não expressar suas emoções;
- 1 em cada 4 homens afirma se sentir solitário sempre;
- No Brasil, homens vivem 7 anos a menos que as mulheres e se suicidam 4 vezes mais.
A Inteligência Emocional tem um papel fundamental no autodesenvolvimento e autoconhecimento.
Quando compreendemos a origem do significado que damos a cada uma de nossas emoções, prestando atenção em nossa história de vida, nos reconectamos com nossa essência, nosso verdadeiro eu.
Você pode desenvolver tudo isso através de uma experiência de forte impacto emocional, em nosso treinamento Lotus Inteligência Emocional. São 3 dias focados exclusivamente em suas sensações e emoções.
A mudança é constante. Todo dia, se nos permitimos, podemos aprender alguma coisa diferente. Aquele ditado “as pessoas não mudam” nada mais é que uma crença limitante.
Vamos, juntos, nos desconstruir e com isso, construir um mundo mais saudável emocionalmente para todos?