Nem todas as histórias de amor são bonitas e têm final feliz, e a maioria das pessoas já sofreu por amor em algum momento da vida. Amor não correspondido, parceiro descomprometido, falta de compatibilidade e momentos de vida diferentes são algumas das principais razões que levam à infelicidade nos relacionamentos.
Sofrer por amor dói e traz infelicidade. Porém, como tudo na vida, é sempre possível dar a volta por cima e recomeçar. O principal combustível nesse processo é o amor próprio: por mais que você ame a outra pessoa, é preciso amar a si mesmo para não aceitar a infelicidade em sua vida.
Como parar de sofrer com amor
Ame-se incondicionalmente
Um amor não correspondido mexe com a autoestima e autoconfiança de qualquer pessoa. Por isso, o primeiro passo para parar de sofrer por amor é combater a baixa autoestima. Você só encontrará uma pessoa que te ame e valorize verdadeiramente quando souber amar e valorizar a si mesmo.
Faça uma lista com suas maiores qualidades, virtudes e realizações. Entenda como você é especial e perceba que pode se amar da mesma forma que consegue amar o outro.
Desligue-se da pessoa
Sofrer por amor é muito desagradável e, quando você se mantém conectado com a pessoa amada, essa situação se torna uma tortura. Por isso, faça o máximo que puder para ter menos contato com a pessoa amada: não fique fuçando nas redes sociais, não pergunte aos amigos, evite olhar fotos e se desfaça dos objetos que te lembrem da decepção amorosa.
Evolua
Pare de se lamentar e use essa situação para evoluir como pessoa e como parceiro. Reflita sobre o que essa pessoa trouxe de aprendizado e de que forma você pode ser alguém melhor no próximo relacionamento.
Mude o foco
Procure coisas que tirem o foco do seu sofrimento. Invista em um novo corte de cabelo, uma viagem, um curso, um esporte ou qualquer outra atividade que traga prazer. Resgate seus hobbies e velhos hábitos: vá ao cinema, saia para dançar, vá ao salão de beleza, saia com amigos que não vê há tempos, acorde mais cedo ou mais tarde, coma aquela comida que adora e aprenda a gostar de estar com você mesmo.
Permita-se o novo
Enquanto você ficar preso a esse amor que não vale a pena, não permitirá que amores verdadeiros cheguem até você, pois estará fechado emocionalmente e energeticamente. Conheça pessoas diferentes, frequente lugares em que a pessoa não esteja e experimente novas atividades.
Desenvolva sua Inteligência Emocional
Se você deseja transformar sua vida e encontrar força e coragem para recomeçar, se amar e dar a volta por cima, não deixe de conhecer o Método LOTUS. Trata-se de um treinamento de três dias que está transformando a vida de milhares de pessoas.