A Inteligência Emocional diz respeito à capacidade de o indivíduo monitorar e reconhecer as próprias emoções, utilizando essas informações para orientar seus pensamentos e ações de maneira positiva. Atualmente, o controle das emoções é considerado um dos principais fatores para o sucesso profissional de uma pessoa.
Uma pesquisa realizada pela consultoria TalentSmart mostrou que o Quociente Emocional de um profissional pode ser mais importante para seu sucesso do que o próprio QI. Segundo o estudo, 90% dos funcionários mais bem avaliados pelas empresas têm uma boa gestão de suas emoções.
O que é a Inteligência Emocional?
A Inteligência Emocional é formada a partir do momento em que a pessoa nasce, sendo moldada pela influência da família e pelas experiências vividas em casa e na escola. Trata-se de uma competência fundamental para alcançar a satisfação na carreira.
Para Rodrigo Fonseca, , presidente da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (SBie), pessoas que conquistam sucesso na vida profissional e financeira são indivíduos que possuem mais empatia, capacidade de automotivação e uma maior habilidade de relacionamento interpessoal.
“Quanto mais desenvolvemos habilidades estritamente emocionais, mais aumentam nossas chances de obter sucesso. A pessoa emocionalmente desenvolvida tem consciência dos seus pontos fracos e desenvolve essas deficiências, facilitando a superação dos obstáculos na carreira”, explica.
Dicas para manter o controle emocional no trabalho
Encontre motivação
Quando um profissional sabe o que o motiva, dificilmente desiste ou perde o controle ao enfrentar obstáculos. Saber exatamente o que te move é essencial para obter sucesso em qualquer área da vida. Descubra o que se você está em busca no trabalho: reconhecimento, retorno financeiro, status, aprovação, realização, missão e use esta motivação como combustível.
Autoconfiança
Confiar em si mesmo e nos seus potenciais é fundamental, assim como minimizar suas limitações e desenvolver seus pontos fortes.
Cuidado com a competição
A competição entre colegas de trabalho mostra a necessidade de autoafirmação. Um profissional que sabe dos seus potenciais não tem necessidade de entrar em disputa com os colegas.
Tenha empatia
Saber se colocar no lugar do outro e lidar com as emoções dos colegas estabelece relações saudáveis e agradáveis no ambiente corporativo. Saber aceitar e conviver com as diferenças minimiza os atritos no trabalho
Cobre-se menos
Não busque metas inalcançáveis. Dê seu melhor e tenha em mente que o resultado sempre será proporcional ao seu esforço.
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