A autoestima está associada ao autoconhecimento, à autoaceitação e ao amor próprio. Isso significa que, para ter a autoestima elevada, é preciso conhecer a si mesmo em todos os aspectos, além de se aceitar verdadeiramente e se amar incondicionalmente — com todos os seus defeitos e pontos negativos.
Um profissional que não tem uma autoestima não se sente capaz, não confia no seu potencial, não reconhece suas próprias habilidades e perde inúmeras oportunidades de crescer. No âmbito profissional, a autoestima é quase tão importante quanto ter um bom currículo: você até pode ter as melhores especializações, mas é necessário se sentir capaz de realizar tudo o que sua profissão exige.
Características de pessoas com baixa autoestima no trabalho
– Dificuldade para aceitar os próprios erros;
– Hábito de tentar encontrar culpados para todos os problemas;
– Medo de ser rejeitado e desaprovado;
– Busca por reconhecimento externo;
– Falta de confiança em suas habilidades e potenciais;
– Tendência à procrastinação;
– Hábito de se comparar com as pessoas;
– Necessidade de competir com os colegas;
– Dificuldade de lidar com críticas;
– Sensação de incapacidade de realizar as tarefas;
– Incapacidade de falar o que pensa e expor suas ideias;
– Hábito de reclamar e enxergar o lado negativo das coisas;
– Necessidade de inferiorizar as pessoas.
Como aumentar a autoestima no trabalho e na vida
Invista no autoconhecimento
O autoconhecimento é a chave para elevar a autoestima. Conheça profundamente sua história de vida, sua personalidade, suas forças e fraquezas e a forma como você se relaciona. A partir de então, você poderá ter uma visão clara do seu próprio funcionamento, entendendo como você reage em cada situação.
Pare de se comparar
Ninguém é perfeito. Você pode até não ser tão bom em algumas coisas, mas certamente possui características positivas que outra pessoa não tem. Toda vez que se compara com alguém, você anula suas qualidades e particularidades.
Reconheça seu potencial
Tire o foco do que está errado. Para se sentir seguro, você precisa ter consciência do seu potencial. Faça uma lista de tudo o que ama em você e tenha esses itens sempre em mente. Toda vez que se criticar por algo, lembre-se de uma qualidade positiva.
Valorize suas conquistas
Escreva sobre seus sucessos ao longo da vida, sobre as realizações das quais se orgulha e sobre memórias mais especiais. Quando se sentir incapaz de fazer alguma coisa, veja sua lista e lembre-se de como você é uma pessoa capaz e fantástica.
Reveja suas crenças
Quantas coisas você já deixou de realizar por não se sentir capaz? Perceba quais foram os pensamentos que impediram você de fazer determinada tarefa e tente descobrir como essas crenças limitantes nasceram e quem disse que você não era capaz.