Quantas vezes você já pensou em desistir de um sonho porque se deparou com alguma situação difícil, um imprevisto ou problema que parecia não ter saída? É comum que alguns obstáculos surjam pelo caminho, dificultando a realização dos nossos sonhos. Porém, nenhum desses imprevistos devem nos fazer desistir.
Se conseguirmos encarar cada um desses obstáculos como oportunidades para superar os problemas, crescer e buscar novas ideias e maneiras de alcançar os objetivos, ganharemos cada vez mais força para nossas realizações. Confira a seguir algumas histórias incríveis de pessoas que enxergaram oportunidades diante das dificuldades e foram muito mais longe do que sonhavam.
Histórias inspiradoras sobre superação
Steve Jobs
Falecido em 2011, o ex-CEO da Apple foi filho de mãe solteira e, poucos dias depois de seu nascimento, foi colocado para adoção. Após rejeições de algumas famílias, ele foi adotado pela família Jobs.
Aos 17 anos de idade, Steve entrou no Reed College, mas desistiu da faculdade após 18 meses de estudo. Em seguida, Jobs conheceu Steve Wozniak e, junto com ele, fundou a famosa Apple. Pouco depois, foi dispensado por seu sócio.
Em vez de desanimar, Steve continuou trabalhando e fundou mais duas empresas: a Pixar e a NeXt. Em 1996, a NeXt foi comprada pela Apple, e Steve acabou voltando para a diretoria da Apple — cargo que ocupou até agosto de 2011, quando despediu-se da empresa para lutar contra um câncer.
Silvio Santos
Sílvio Santos começou sua carreira aos 14 anos, trabalhando como camelô. Sua voz chamou a atenção de um fiscal da prefeitura, que o levou para fazer um teste na antiga Rádio Guanabara, hoje Rádio Bandeirantes.
Tornou-se locutor de uma rádio em Niterói e, ao perceber que as viagens de barca até o Rio de Janeiro eram muito monótonas, decidiu montar um serviço de alto-falantes nas embarcações, tocando músicas e anunciando produtos.
Foi convidado a levar suas apresentações a São Paulo, ingressando na TV Paulista em 1962. Passou também pela TV Tupi e, em 1981, conseguiu a licença para o seu próprio canal de televisão.
Além de apresentador, Sílvio Santos é um empresário dedicado, responsável pela administração de empresas como Tele Sena, Jequiti e o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). Faz sucesso com seus programas desde 1981, investindo em atrações como reality shows, séries internacionais, produção de novelas e programas de todos os estilos.
Michael Jordan
Sucesso nas quadras de basquete, Michael Jordan foi rejeitado pela equipe esportiva de sua escola — que considerou seu 1,88 metro insuficiente para o esporte. Apesar disso, Jordan nunca desistiu de seu sonho e, anos mais tarde, conseguiu entrar para a equipe de um time da Universidade da Carolina do Norte.
Entrou para o Chicago Bulls em 1984, sendo eleito o “novato do ano”. Na temporada seguinte, Michael quebrou o pé e perdeu 64 jogos. Após sua recuperação, Jordan voltou com tudo, sendo novamente eleito o melhor jogador da temporada e conquistando diversos títulos.
Após ser campeão da Liga de Basquete Americana nos anos 91, 92, 93, 96, 97 e 98, Jordan anunciou sua aposentadoria em 1999 — embora só tenha realmente se aposentado em 2003. Hoje em dia, Michael Jordan é o primeiro ex-jogador de basquete a ser dono de uma equipe, o Charlotte Bobcats.
Oprah Winfrey
A apresentadora Oprah Winfrey superou abusos, preconceito e a perda de um filho. Essas adversidades fizeram com que ela se tornasse uma pessoa dedicada e motivada, focando nos estudos e em sua vida profissional. Hoje, Winfrey é uma das mulheres mais ricas e influentes do mundo.
Você também é capaz de superar seus limites e vencer todos os obstáculos e realizar os seus sonhos. Conheça nossos treinamentos de Inteligência Emocional e encontre a força necessária para ser mais um exemplo de sucesso e superação.
Imagem: © Depositphotos.com / alphaspirit