O mercado de trabalho está cada vez mais buscando por profissionais multitarefa. A capacidade para desempenhar diversas funções é muito bem vista pelo Recursos Humanos das organizações. Porém, é importante uma gestão empresarial qualificada, já que a multitarefa pode também trazer problemas paras as organizações.
Para realizar uma gestão mais assertiva de uma equipe multitarefa, é importante tomar algumas preocupações para não cair em armadilhas. A primeira coisa que um líder precisa entender é a importância de estar conectado com as novidades do seu campo de atuação.
Depois disso, é fundamental se dedicar para conhecer o potencial dos seus colaboradores e perceber quais são suas principais habilidades e também as limitações. Dessa maneira, o líder do time cria melhores condições para atribuir as tarefas certas para cada colaborador, criando uma equipe mais funcional e produtiva.
As armadilhas de uma equipe funcional
Quando a equipe é composta por profissionais que tem o perfil multitarefa, é preciso tomar cuidado com a tendência em querer “abraçar o mundo”. Com esta postura, o risco de não dar conta de todas as demandas, perder o foco e sofrer com a pressão e o estresse aumenta consideravelmente.
Confira os principais sintomas de sobrecarga e do estresse no trabalho:
- Dor de cabeça
- Queda na produtividade
- Insônia
- Dificuldade de concentração
- Falhas na memória
- Ganho ou perda de peso
- Problemas digestivos
- Isolamento social
Confira as principais dicas para gerenciar uma equipe multitarefa
Desenvolva a capacidade de resiliência dos seus colaboradores
Toda equipe multitarefa precisa desenvolver a capacidade de resiliência. Mas, o que envolve essa capacidade? Ser um profissional resiliente é conseguir se moldar aos processos e demandas que aparecem na empresa. Confira as principais características de uma equipe multitarefa e a melhor maneira para gerenciá-la.
Contrate profissionais multidisciplinares
Na hora das contratações, dê preferência para profissionais mais abertos e que extrapolam os conhecimentos específicos da sua formação.
Invista na rotatividade de tarefas
Uma boa maneira de estimular que seus colaboradores desenvolvam a capacidade da multitarefa é realizar um rodízio de atividades conforme as demandas específicas forem surgindo.
Tenha cuidado com as armadilhas
Em alguns casos, profissionais multitarefas podem gerar algumas falhas e até mesmo prejuízos tanto para empresa, quanto para o colaborador. A sobrecarga de tarefas e o estresse gerado pelas diferentes demandas, podem ocasionar uma baixa na produtividade e no rendimento. Fora isso, a empresa pode perder no quesito de qualidade em determinadas áreas e assim prejudicar seu posicionamento no mercado.
Atualização constante é fundamental
A empresa precisa investir em uma cultura organizacional que invista na capacitação do colaborador. Os comportamentos sociais e todos os avanços tecnológicos das últimas décadas permitem uma distribuição de conhecimento muito mais ampla. Ficar atento às mudanças e investir em cursos para os colaboradores é fundamental para qualquer empresa moderna.
Competências emocionais: a chave para profissionais multitarefas
Ao aplicar estratégias de Inteligência Emocional na organização, é possível capacitar os coladores em diversos aspectos:
- Gestão do tempo mais eficaz
- Elencar prioridades
- Desenvolver espírito de liderança
- Melhora a autoestima e aumenta o senso de propósito
- Eleva a produtividade e a performance