Ao contrário do que é praticado na maioria das organizações, a gestão de pessoas não é responsabilidade da área de Recursos Humanos, mas dos gestores da empresa e das equipes. Isso porque são os gestores que acompanham de perto todas as atividades, dificuldades, metas e acertos da equipe. Em momentos de pressão, também são eles que estão mais próximos dos colaboradores, administrando a situação de modo que não ocorram prejuízos no desempenho e na entrega de resultados.
Se você é um gestor ou líder e quer impactar sua equipe positivamente, nada de delegar as responsabilidades de gestão ao RH. Em vez disso, aprenda as melhores formas de influenciar, motivar e liderar as pessoas, especialmente em momentos em que há pressão no trabalho.
Dicas de como gerir momentos de pressão
Ouça os colaboradores
Alinhe as metas e as atividades de cada pessoa, evitando que a falta de planejamento sobrecarregue sua equipe. Mantenha conversas frequentes com todos, ajustando as metas pouco a pouco e de acordo com o contexto e a realidade de cada momento.
Defina prioridades
Defina as prioridades e negocie prazos, evitando que as atividades se acumulem e causem ainda mais pressão. Alinhe junto com o colaborador o que é prioritário e quais prazos podem ser estendidos. Muitas vezes, por medo, o profissional aceita qualquer prazo e acaba se sobrecarregando, por isso essa negociação deve partir do gestor.
Organize as atividades e faça um cronograma
Com as metas e prazos bem definidos, monte um cronograma. O planejamento torna as pessoas mais focadas e produtivas, além de trazer organização — fundamental para conseguir gerenciar, cumprir prazos e bater metas.
Motive sua equipe
Algumas pessoas são motivadas pelo reconhecimento, enquanto outras encontram motivação nos desafios ou bonificações. Identificar o que mais motiva as pessoas de sua equipe é fundamental para que essas necessidades sejam atendidas e diminuam o impacto da pressão. Além disso, conheça o perfil dos seus liderados para direcionar as atividades adequadamente, de acordo com suas principais habilidades.
Saiba lidar com as emoções
As pessoas podem apresentar diferentes reações nos momentos de pressão, tais como crise nervosa, estresse, paralisia, atitudes explosivas e agressivas. Saber lidar com as emoções faz toda a diferença nessas situações. Por isso, tenha o hábito de respirar fundo e contar até dez em momentos difíceis e de desequilíbrio, e incentive as pessoas da sua equipe a fazerem o mesmo.
Aproveite a proximidade e o momento para estimular o desenvolvimento da Inteligência Emocional da sua equipe, mostrando como é possível manter-se equilibrado mesmo em momentos de pressão.
Esteja ao lado da equipe
Especialmente em momentos de pressão, mostre para sua equipe que você também está engajado a fazer o melhor para atingir os resultados dentro do prazo. Além de estimular o trabalho em equipe, os colaboradores passam a ter um maior incentivo para produzir.
Incentive as pessoas a relaxar
Incentive sua equipe a fazer atividades para extravasar o estresse e a pressão do trabalho. Fale sobre a importância de viver momentos prazerosos fora da empresa, e não pensar no trabalho enquanto isso. Lembre-se que os seus conselhos têm um peso especial para essas pessoas.
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