Toda relação passa por momentos de conflito e problemas, inclusive o casamento. Por mais as pessoas busquem a felicidade a todo momento, um relacionamento não envolve apenas situações prazerosas: as crises e dificuldades fazem parte do matrimônio, e é preciso superar os obstáculos de forma que eles não desgastem a relação.
Identificar o que está causando desequilíbrio e prejudicando a relação é o primeiro passo para salvar seu casamento: rotina, falta de diálogo, dependência emocional, desencontros, problemas financeiros, falta de carinho, ciúmes excessivo e insegurança são os principais fatores que abalam uma relação.
Como salvar um casamento que está em crise
Caminhem de mãos dadas
O casamento faz com que todas as coisas sejam duplicadas: os questionamentos, os sonhos, as consequências das escolhas, a influência do passado, as inseguranças, o medo do futuro, as emoções e os impulsos. Quando essas questões são vividas separadamente, o casal acaba se desconectando e se distanciando. O compartilhamento dessas questões é o que dá sentido aos relacionamentos.
Sonhem juntos
Tenham pelo menos três sonhos em comum. A busca pela concretização deles fará com que vocês se unam, enfrentem as diferenças, superem as dificuldades e caminhem na mesma direção.
Abrace seu parceiro
Abraços que duram mais de 20 segundos aumentam o nível de hormônios que aproximam pessoas e desperta o amor, como a oxitocina — conhecida como o hormônio do amor. Abuse da terapia do abraço!
Aprofundem a intimidade
Tomem banho, escovem os dentes e cozinhem juntos. Esse grau de aproximação faz com que vocês aprofundem a intimidade e a troca de afeto, criando um clima de companheirismo e amizade.
Tenham momentos a dois
Se esforcem para, pelo menos uma vez por mês, fazer um passeio ou atividade sozinhos. Arrumem-se e saiam para conhecer um lugar, um restaurante, uma casa de shows ou um motel. Todo casal precisa de tempo a sós, longe dos filhos, amigos, família, trabalho e estresse.
Conheça seu parceiro
Em uma relação, é fundamental que as pessoas se compreendam. Conheça a história de vida do seu parceiro, bem como a educação que ele recebeu, suas dores, seus medos, alegrias, tristezas, traumas, sua infância e sua família. Conversem sobre tudo isso e permita que ele conheça sua vida também. Quando conhecemos e acolhemos a história de alguém, passamos a entender muitas coisas sobre esta pessoa.
Controle suas emoções
Sempre que perceber que seu estado emocional foi afetado, afaste-se, respire e acalme-se. Conte até dez, deixe a raiva passar, entenda o que aconteceu e, somente quando estiver consciente, aproxime-se e fale sobre o assunto.
Lembre-se: explosões, ataques de raiva e discussões desnecessárias só desgastam a relação, e são consequência do descontrole emocional — que pode ser evitado ao pararmos e nos recompor.