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A cultura organizacional é a personalidade de uma empresa.

Da mesma forma que cada país tem sua cultura, cada família tem seus costumes e cada ser humano tem sua forma de pensar, uma empresa deve ter suas características e propósitos. A cultura organizacional pode ser compreendida como a personalidade de uma organização: são os valores, normas, atitudes e expectativas compartilhadas entre todos os colaboradores.

Todas as empresas possuem uma cultura organizacional, formalizada ou não. A organização pode ser mais inovadora ou conservadora, por exemplo, e é justamente esse tipo de característica que forma a cultura organizacional e diferencia a empresa do restante do mercado.

Todas as ações e tarefas realizadas dentro da empresa devem estar de acordo com sua cultura organizacional, e cabe aos líderes e gestores disseminar esses valores entre os colaboradores. A cultura organizacional pode ser adequada de acordo com as necessidades e situação do mercado, e essa atualização também deve ser passada para os funcionários de maneira clara e sincera.

Tipos de cultura organizacional

Culturas adaptativas: empresas flexíveis, voltadas para a inovação e para a mudança. Essas culturas tendem a mudar constantemente para garantir a atualização e modernização;

Culturas conservadoras: organizações que mantêm valores e costumes bem enraizados e têm muita dificuldade de mudar ao longo do tempo, ainda que tudo mude;

Culturas fortes: empresas em que os valores e propósitos são compartilhados intensamente pela maioria dos funcionários, influenciando os comportamentos e expectativas de todos;

Culturas fracas: organizações com culturas que são facilmente mudadas, como empresas pequenas ou mal estruturadas.

Vantagens da cultura organizacional de uma empresa

Uma cultura organizacional bem estruturada e disseminada traz diversas vantagens para a empresa e para os colaboradores. São elas:

– Aumento da motivação e do comprometimento dos funcionários;

– Redução dos conflitos internos;

– Criação de um ambiente de trabalho harmonioso e favorável para a execução das atividades e o alcance dos resultados esperados;

– Consolidação de uma imagem positiva e forte no mercado;

– Criação do senso de pertencimento por parte dos colaboradores;

– Controle eficaz de processos e de pessoas.

Imagem: © Depositphotos.com / pressmaster

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