A Inteligência Emocional pode ser definida como a capacidade que um ser humano tem de identificar e lidar com as emoções. A competência emocional, por sua vez, é a capacidade de expressar as emoções para o mundo exterior e saber como construir relacionamentos positivos.
Uma pessoa pode ter inteligência e não ser competente, ou seja: ela tem conhecimento sobre determinado assunto, mas não sabe como utilizá-lo apropriadamente. Quando se trata das emoções, uma pessoa com Inteligência Emocional pode não saber como se comportar emocionalmente.
A importância da competência emocional
Cada emoção traz uma reação e um comportamento, e cada pessoa tem uma forma única de reagir emocionalmente, que varia conforme a situação e a história de vida individual. Uma pessoa pode paralisar em uma situação de medo, por exemplo, enquanto outra pode reagir fugindo.
As respostas emocionais nem sempre são adequadas para a situação e, muitas vezes, são até prejudiciais para a pessoa. Por isso, saber reconhecer as emoções e como elas influenciam em suas ações é fundamental para ter consciência do que é ideal em termos de comportamento. Por meio da autoconsciência, é possível aprender a lidar também com as emoções das outras pessoas, respeitando as emoções alheias e respondendo corretamente a elas.
Competência emocional nas empresas
A competência emocional tem se tornado uma habilidade cada vez mais prestigiada nos processos de seleção. Isso porque a maioria das demissões acontece por falta de competência emocional, e não necessariamente pela ausência de competência técnica. Você não precisa de amplos conhecimentos técnicos para construir uma carreira sólida, mas precisa saber lidar com pessoas e situações de adversidade.
As emoções estão presentes em tudo o que fazemos, e são justamente elas que conduzem determinados comportamentos – como medo, raiva, tristeza ou alegria. O ambiente de trabalho reúne dezenas de colaboradores que estão sendo comandados por suas emoções e sentimentos, portanto, é necessário ter autocontrole e se comportar de forma assertiva para construir relações saudáveis.
Características de uma pessoa com competência emocional
A regra básica da Inteligência Emocional diz que só é possível lidar com as emoções das pessoas quando conhecemos nossas próprias emoções. A competência emocional, portanto, começa internamente por meio da autoconsciência.
Veja algumas características de um profissional que tem competência emocional:
– Reconhece e é verdadeiro com seus sentimentos e emoções, respeitando seus limites;
– Respeita e compreende as emoções e os limites das pessoas, enxergando todos como seres humanos;
– Tem uma visão positiva e otimista em relação aos acontecimentos;
– Cultiva a motivação interna, e não depende somente dos fatores externos para se manter motivado;
– Sabe quando e como expressar ou frear as próprias emoções, agindo com controle emocional;
– Sabe manter a calma em situações de pressão;
– Sabe ouvir feedbacks e usar críticas de forma construtiva para melhorar seu desempenho;
– Cria relações sinceras e duradouras com as pessoas;
– Tem percepção sobre os conflitos e pontos fracos;
– Sabe reconhecer seu papel dentro da empresa, sem depender do reconhecimento externo como fonte de motivação;
– Não é competitivo ao extremo, pois sabe reconhecer o papel e a importância de cada um;
– Enxerga os problemas como desafios e sabe encontrar as oportunidades por trás de cada um;
– Tem empatia, demonstra interesse pela opinião do outro e considera os sentimentos alheios.
Inteligência Emocional e competência emocional
Se você quer ter competência emocional, o primeiro passo é desenvolver sua Inteligência Emocional. Conheça o Método LOTUS e aproveite esta oportunidade única para trabalhar suas emoções, superar crenças limitantes, adotar pensamentos e comportamentos realizadores e se libertar de tudo o que impede sua realização pessoal e profissional.
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